Postagens populares

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Protesto de professores termina com confrontos no centro do Rio

Passeata contra as políticas educacionais de Eduardo Paes e de Sérgio Cabral termina em confronto com policiais

Rio de Janeiro (AFP) - Um protesto em apoio aos professores que reuniu milhares de pessoas no centro do Rio de Janeiro terminou em confrontos entre a polícia e manifestantes.

Segundo o sindicato dos professores, cerca de 50 mil pessoas participaram da manifestação, mas a polícia informou 10 mil.

A manifestação começou à tarde, de forma pacífica, mas degenerou por volta das 20H00, quando manifestantes enfrentaram a polícia nas ruas Evaristo da Veiga e Alcindo Guanabara, na zona da Câmara dos Vereadores.

Em pouco tempo, os confrontos se alastram por todo o centro da cidade, com grupos de manifestantes seguindo para a Lapa e para a Avenida Rio Branco, onde montaram uma barricada no cruzamento com a rua Almirante Barroso.

Grupos de jovens mascarados quebraram letreiros, vidros de lojas e agências bancárias, e um ônibus coletivo foi incendiado na rua Santa Luzia.

Por volta das 21H00, o batalhão de choque dispersou os manifestantes com bombas de gás lacrimogêneo.

Segundo a imprensa local, 18 pessoas detidas foram levadas para a delegacia.

"Sem a polícia não há violência, mas quando estão, sempre há", disse à AFP Hugo Cryois, um ´Black Bloc´ de 23 anos com o rosto coberto por um pano preto e carregando um escudo de plástico com um ´A´ (anarquista) branco. "Estou preparado, não se pode confiar".

Durante o protesto pacífico, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes diante da Câmara Municipal, na Cinelândia.

A greve dos professores municipais começou há 53 dias para rejeitar o plano de cargos e salários proposto pela prefeitura, que segundo o sindicato beneficia apenas 7% dos educadores, exatamente os que trabalham 40 horas semanais na mesma escola.
AFP/domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário