Aqui vou expor fatos corriqueiros de meu dia a dia.
Notícias e textos de cunho religioso.
Espero que algum destes possa de alguma forma lhe ajudar. Ou pelo menos, auxiliar em boas gargalhadas.
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quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Evangelho do dia 16/10/2013
Advertências sobre a hipocrisia
Lc 11,42-46
“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Isto é que deveríeis praticar, sem negligenciar aquilo. Ai de vós, fariseus, porque gostais do primeiro assento nas sinagogas e de serdes cumprimentados nas praças. Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais as pessoas andam sem saber.” Um doutor da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas também a nós!” Jesus respondeu: “Ai de vós igualmente, doutores da Lei, porque carregais as pessoas com fardos insuportáveis, e vós mesmos, nem com um só dedo, não tocais nesses fardos!”
Oração
Pai, coloca-me em sintonia com Jesus para quem a justiça e o amor a ti valem mais que o legalismo dos que são incapazes de descobrir o teu verdadeiro desígnio.
Comentários
O amor é a plenitude da Lei.
O texto do evangelho desta quarta-feira se dá na casa de um fariseu que convidou Jesus para um almoço. O fariseu se admira porque Jesus não faz as abluções prescritas antes da refeição. Trata-se de um exemplo do que Jesus diz, eliminando o equívoco propagado de que ele tenha vindo para abolir a Lei: “Não penseis que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim aboli-los, mas dar-lhes pleno cumprimento” (Mt 5,17). O amor é a plenitude da Lei. Quem ama a Deus e ao próximo cumpre plenamente a Lei. Marcos, no seu evangelho, discutindo com os fariseus e os escribas acerca da lei de pureza, faz uma crítica que cabe perfeitamente ao que Jesus está criticando da atitude deles: “Abandonais o mandamento de Deus apegando-vos à tradição dos homens” (Mc 7,8). Jesus não anula o preceito sobre o dízimo, mas afirma a primazia do amor e da vontade de Deus: “Isto é que deveríeis praticar, sem negligenciar aquilo” (v. 42). Mas a prática da Lei não pode ser feita em benefício próprio; nisto consiste exatamente a hipocrisia: praticar os preceitos para ser notado. Quem assim o faz, esconde-se na pura aparência. Além disso, constitui-se em “fardo insuportável”, na medida em que sua prática prescinde do seu fundamento: o amor misericordioso de Deus.
Carlos Alberto Contieri,sj
Comentário do Evangelho
No tempo de Jesus, uma ala do farisaísmo tendia a inverter o valor das coisas. Davam muita importância às coisas secundárias, enquanto as essenciais não recebiam a devida atenção. O pagamento do dízimo, por exemplo, era uma exigência irrecusável, e cumprida mesmo em relação às insignificantes hortaliças. Entretanto, os fariseus não se preocupavam, minimamente, em praticar a justiça para com o próximo e dedicar a Deus um amor verdadeiro. A prática religiosa do dízimo era, desta forma, esvaziada de sentido. Ao pagá-lo, os fariseus pensavam estar sendo fiéis à vontade divina. Todavia, enquanto cometiam injustiças contra o próximo, cultivavam a vanglória e agiam como hipócritas acabavam por desagradar a Deus. Invalidava-se, deste modo, sua piedade exterior, à qual se entregavam apenas para serem louvados pelos outros.
O amor e a justiça ocupam o lugar central na vida do discípulo do Reino. Nisto, ele se distingue dos fariseus. Amor e justiça, quando postos em prática, revelam o mais íntimo do ser humano. Outras práticas podem ser enganosas, revelando apenas uma piedade aparente. De fato, podem ser uma máscara da hipocrisia humana e esconder a maldade que a pessoa traz no coração. Por isso, em primeiro lugar, é preciso praticar a justiça e o amor. Com este pano de fundo, as outras práticas de piedade terão mais solidez.
Oração
Senhor Jesus, ajuda-me a centrar minha vida sempre mais na justiça e no amor, para que tudo o mais tenha sentido para mim.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
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