Postagens populares

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Esplanada do Mineirão é o paraíso dos skatistas

Área externa do estádio também é ideal para a prática de corridas, caminhadas e também para andar de bicicleta.

A abertura do espaço na Pampulha representou uma conquista para os skatistas

“O Mineirão é perfeito para andar de skate”. Assim Jarbas Alves Arcanjo Neves (28) define a Esplanada, área no entorno do Mineirão, para a prática do esporte de ação e coloca o local entre um dos cinco melhores espaços do Brasil. Jay Alves, como é conhecido no meio, é skatista profissional e frequenta os arredores do estádio praticamente todos os dias desde a abertura, em fevereiro deste ano.
Para ele, o espaço é ideal para a atividade, pois o solo é liso, apresenta obstáculos e o praticante ainda pode usufruir de banheiros limpos e bebedouro. “Para o nosso estilo de skate (street) é exatamente disso que precisamos, porque andamos na rua mesmo, sem pista e sem obstáculo artificial”.

Gustavo Carneiro (33) explica que existem muitas pistas em Belo Horizonte, porém são espaços criados para se andar de skate, mas os preferidos são aqueles espaços que fazem parte do cenário urbano. Ele conta também que os skatistas da cidade estavam ansiosos para a inauguração do local, desde que ficaram sabendo como era o projeto da Esplanada, pois foi fácil identificar que seria bom para o esporte de ação.

A abertura do espaço representou uma conquista para os skatistas da cidade. “Ainda sofremos muito preconceito, pois, quando chegamos com o skate debaixo do braço, muitas pessoas acham que vamos depredar os espaços. Quando passamos a ter acesso a um lugar que está aberto para nós, inclusive com profissionais que garantem a nossa segurança, ficamos muito felizes e ajudamos, inclusive, a preservar o local”.

A Esplanada está no ranking dos cinco principais points de skate do Brasil, segundo Jay Alves, ao lado de lugares como o setor bancário e o Museu Nacional, em Brasília; o IAPI, em Porto Alegre; e a Praça Roosevelt, em São Paulo. Ele acredita que com a divulgação boca a boca feita por quem conhece o local, aos poucos o espaço vai passar a ainda ser mais utilizado pelos skatistas belo-horizontinos. “A gente queria muito ver um grande campeonato internacional acontecendo aqui no Mineirão. Tenho certeza que praticantes de vários países iam curtir o espaço”, comenta Jay Alves.

Bernardo Melo (18) afirma que skate não é apenas um esporte, mas um estilo de vida. Os skatistas têm um jeito próprio de se vestir, andam geralmente em grupo e trocam bastante informação sobre as principais tendências da prática entre eles. O Brasil é o segundo país em que o skate gera mais impacto na economia no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O nicho é tão atrativo, que empresas de diversos segmentos estão patrocinando atletas e lançando linhas de produtos específicos para os skatistas.

A esplanada

A Esplanada do Mineirão é uma grande área com vista privilegiada para a Lagoa da Pampulha. O acesso do público é feito pelas entradas norte e sul, por meio de escadas e rampa suaves. O local recebe a comunidade diariamente, exceto em dias de jogos e eventos, e tem capacidade para abrigar shows.

Além do skate, as pessoas usufruem do amplo espaço também para a prática de outros esportes, caminhadas, passeios e bicicleta. São 80 mil metros quadrados de espaço livre, área capaz de comportar quase dois terminais rodoviários de Belo Horizonte (que possuem 45,5 mil metros quadrados). No local, é possível ver pessoas de todas as idades aproveitando a grande área plana. Muitas crianças vão ao local para andar de bicicleta e é comum ver casais de mais idade frequentando diariamente para pratica de exercícios físicos.

Quem passa por lá também podem ter acesso à loja oficial do Cruzeiro e a dois restaurantes (Koni e Spoleto) que ficam de segunda a domingo abertos ao público.


VALORES:

Entrada Esplanada – gratuita

Horário de funcionamento – 7h às 19h, em dias que não têm jogos
Minas Arena/Divulgação/domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário