Postagens populares

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Crise climática se agravou desde 2007

A poluição da água será tema do II Congresso Internacional de
 Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
A crise climática "se agravou" nos últimos seis anos, advertiu o ex-presidente americano Al Gore em entrevista ao jornal Le Monde, na qual fez previsões catastróficas para a Espanha, Itália e França.
O vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007 juntamente com o Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC)), por sua contribuição para a luta contra o aquecimento global, fez um balanço da situação muito crítica do planeta.

"Nós continuamos lançando todos os dias na atmosfera 90 milhões de toneladas de gases", relatou o candidato derrotado à Casa Branca em 2000, na entrevista ao jornal francês.
Gore alertou que as consequências desse desastre ecológico são medidas, por exemplo, "nas secas mais intensas e nas tempestades com chuvas mais fortes".

"As previsões para a França, Itália, Espanha, e para todo o sul da Europa, são particularmente catastróficas", disse Gore, cujo livro mais recente, "O Futuro, seis motores para a mudança global", será publicado na quinta-feira na França.

Apesar da diminuição da mobilização em torno da luta contra as mudanças climáticas, que se deve segundo ele a "recessão do outono de 2008" e o fracasso da cúpula de Copenhague, em 2009, entre outras razões, Gore expressa algum otimismo.

"Os eventos climáticos extremos ligados à crise climática são muito grandes e muito frequentes para serem ignorados", ressalta Gore, citando entre outros desastres o furacão Sandy, que atingiu Nova York, os incêndios no oeste dos Estados Unidos e as inundações na Paquistão e Austrália.
Na entrevista ao Le Monde, Gore parabeniza vários líderes mundiais que se mobilizaram recentemente para lutar contra as alterações climáticas, a começar com o presidente Barack Obama.
O chefe da Casa Branca mudou desde a sua reeleição e agora "pensa mais sobre a marca que quer deixar na história", disse Gore.

Congresso Internacional

Começa hoje, na Escola Superior Dom Helder Câmara, de Belo Horizonte, o II Congresso Internacional de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, tendo como tema central a água. O objetivo do evento é encontrar soluções para a relação do homem com a água e sua preservação para as gerações futuras, tendo em vista que é um recurso que não está disponível igualitariamente no planeta Terra.

De acordo com a comissão organizadora o Direito existe para regular ações humanas em sociedade, portanto o Congresso, dentre outros objetivos, destaca as experiências nacionais e internacionais de proteção aos recursos hídricos.

Clique aqui e obtenha mais informações sobre o evento, realizado pela Dom Helder, que acontece nesta quinta (12) e sexta-feira (13)!
 
AFP/Redação DomTotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário