Postagens populares

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Saiba como evitar o colesterol e cuidar do coração

Dia oito de agosto, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Por Patrícia Almada
Repórter DomTotal


Com tantos estilos variados na alimentação, cuidar do corpo e, principalmente, do coração tornou-se um desafio e algo necessário para a saúde. Uma dieta excessiva em alimentos de origem animal (óleos, leite não desnatado, ovos e gorduras - sobretudo as saturadas), culmina no aumento descontrolado de enfermidades cardiovasculares.
Um dos principais problemas do coração é gerado pelas altas taxas de colesterol no organismo, que provocam derrame e infarto em casos mais graves. Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. A fim de conscientizar a polução, no dia 8 de agosto, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.
Pesquisa publicada no jornal da American Heart Association (Circulation) revela que dois terços da população dos Estados Unidos desconhecem que os fatores de risco de infarto e derrame (AVC) podem surgir bem antes da fase adulta.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 40% dos brasileiros têm colesterol elevado – sendo que as mulheres representam 30% desse grupo. Como se manifesta de forma silenciosa, quem nunca desconfiou pode também apresentar o problema.
As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Ainda conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 300 mil pessoas morrem anualmente no Brasil em decorrência de problemas cardíacos.
A médica Eliana Borges, coordenadora do Canal Médico do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo, alerta que mesma as pessoas que apresentam taxas de colesterol consideradas normais não estão livres de complicações posteriores. Por isso, é necessário fazer o acompanhamento desde cedo.“A partir dos 20 anos de idade, é importante procurar um médico de confiança e realizar as dosagens de colesterol e triglicérides periodicamente. O paciente deve fazer jejum de 12 horas antes de se submeter ao exame de sangue, evitando interferência nos resultados obtidos. Diante de qualquer alteração, é necessário repetir a análise mais frequentemente e buscar orientação médica para iniciar um tratamento adequado”, disse.

Gordura

O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo que possui qualidades importantes e funções estratégicas no funcionamento do corpo. Serve, por exemplo, de matéria-prima para a produção do ácido biliar. Porém, o mau consumo pose ser altamente prejudicial ao coração, rompendo artérias e provocando inflamação nos vasos sanguíneos. Há dois tipos de colesterol no organismo. O LDL, também apelidado de "ruim", pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento. O HDL, conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol das artérias e diminui a formação de gordura.

Alimentação saudável

O excesso de colesterol no corpo vem, basicamente, da má alimentação. Na opinião da especialista Eliana Borges, para se manter saudável, deve-se optar por alimentos com menos gordura, incluindo carnes magras. “Grelhar, assar, cozinhar ou refogar é sempre melhor do que fritar. Com relação ao leite e seus derivados, prefira os desnatados e reduza o máximo possível o consumo de maionese, margarina, manteiga, molhos cremosos e temperos oleosos”, conclui.
Redação DomTotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário