Postagens populares

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O mundo do turismo sexual infantil

Uma radiografia da exploração sexual de jovens. Conheça os países mais afetados.
Por Pablo Linde*


Essa é possivelmente a forma mais cruel de exploração infantil. Mas não existem dados totalmente confiáveis sobre o turismo sexual com menores. A Unicef calcula que 1,8 milhão de meninos e meninas a sofram, ainda que tanto essa organização como a principal rede de luta contra essa chaga, chamada Ecpat International, admitam trabalhar com base em aproximações e extrapolações.


Elas indicam que a maioria dos turistas que recorrem à prostituição infantil é ocasional; não vão expressamente em sua busca, não são pedófilos. “Simplesmente se deparam com a disponibilidade dessas crianças e se aproveitam disso”, afirma Selma Fernández, responsável pelo Programa de Prevenção da Exploração Sexual Comercial Infantil da rede Ecpat International.


Em alguns países, isso é fácil e barato. Até roupa e comida são trocados por sexo. Embora o Ecpat – cuja sigla, em inglês, significa “Acabe com a prostituição infantil, a pornografia infantil e o tráfico de crianças para propósitos sexuais” – recorde que esse fenômeno pode ocorrer em qualquer lugar e contexto, a pobreza e a desigualdade são importantes desencadeadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário