Postagens populares

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Recursos naturais gerados para 2014 já acabaram

Em menos de oito meses, humanidade esgotou recursos que a natureza é capaz de oferecer sustentavelmente.
Procure imaginar o planeta Terra como um grande banco de recursos naturais. Imaginou? Pois é, esse banco entrou “no vermelho” a partir dessa terça-feira (19). Segundo dados da Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa que mede a pegada ecológica do homem, em menos de oito meses esgotamos todos os recursos que a natureza é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano.
O dia 19 de agosto marcou o Dia da Sobrecarga da Terra (Overshoot Day). Isto significa que pelo resto do ano, vamos manter o nosso déficit ecológico: reduziremos nossas reservas e aumentaremos ainda mais a quantidade de dióxido de carbono (CO²) produzidos na atmosfera.

A cada ano, os recursos naturais duram menos. No ano 2000, por exemplo, este dia de esgotamento foi em 1º de outubro. Hoje, 85% da população mundial vive em países que demandam mais da natureza do que os seus ecossistemas podem renovar.
É como se a conta no banco fechasse todo mês no vermelho: estamos gastando mais do que ganhamos. O “cheque especial do planeta” está cada vez mais visível na vida de todo mundo. O aquecimento global é a mais óbvia, visível e urgente destas consequências.
De acordo com os cálculos da GFN, seriam necessários 1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar a atual pegada ecológica mundial.

Pegada ecológica

A pegada ecológica faz a conta entre a demanda humana por recursos naturais e a capacidade regenerativa do planeta. Ela corresponde ao tamanho das áreas produtivas da terra e de mar necessárias para gerar produtos, bens e serviços que utilizamos no nosso dia a dia.
A pegada mede a quantidade de recursos naturais biológicos renováveis (grãos, vegetais, carne, peixes, madeira e fibra, energia renovável entre outros) que estamos utilizando para manter nosso estilo de vida – e se esse consumo está dentro da capacidade ecológica do planeta.
* Publicado originalmente no site EcoD./domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário