Postagens populares

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Meio milhão de mortos no trânsito em 10 anos

Deseducação de trânsito no Brasil é alarmante, assunto de segurança nacional.

Por Ricardo Soares*


Ontem de manhã, enquanto eu pedalava com minha sobrinha bem pertinho do Teatro Nacional em Brasília, vi mais uma cena deprimente de deseducação de trânsito, rotina em grandes cidades brasileiras. Uma desqualificada dirigindo um carro branco, sabe-se lá porque, esculhambava o motorista do carro ao lado xingando-o de uma porção de nomes e epítetos preconceituosos e "convidando" o sujeito a ir até sua casa pra tomar porrada do maridão dela.

A desqualificada não é exceção, é regra em Brasília, cidade com altos índices de violência no trânsito. Outro dia mesmo um colega de trabalho, de moto, saiu na mão com um sujeito que o fechou. Aqui as pessoas aceleram até dentro de estacionamento de shopping muito embora, paradoxalmente, respeitem faixas de pedestres.

Deseducação de trânsito no Brasil é assunto alarmante, para mim assunto de segurança nacional. A gente morre e a gente corre nas Brs todas . A 040, tão conhecida dos mineiros, é uma sangrenta senior nesse ranking. E a deseducação de trânsito tem consequências muito graves. A mais grave a morte. Imprudentes matando inocentes todos os dias. Para mim devia ter cadeia exemplar para irresponsáveis assassinos no volante, sejam eles filhinhos do papai Eike Batista ou bad boys de periferia com necessidade de auto- afirmação.

Ontem li um dado aterrador. Em dez anos morreram mais de meio milhão de pessoas no Brasil em consequência de acidentes de trânsito. É como se duas daquelas tsunamis devastadoras que arrasaram a Ásia em 2004 tivessem ceifado a vida de brasileiros e brasileiras. A pesquisa vem da Coppe da UFRJ e a principal base de dados utilizada foi a da Seguradora Líder Dpvat, responsável pelo pagamento do seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de Vias Terrestres. Também nesse período foram quase dois milhões de feridos. Imagina se fossemos contabilizar os prejuízos econômicos decorrentes dessa tragédia. Isso sem falar das perdas humanas, geralmente gente em faixa etária muito jovem.

Paulo Cézar Ribeiro foi o professor responsável pela pesquisa e aponta, sabiamente, que apesar desses dados alarmantes as pessoas continuam a dirigir perigosamente e os poderes constituídos continuam a perpetrar vias ruins. Para mim, que nem sou especialista no assunto, o caso é muito mais grave. Denota o nosso triste estágio civilizatório . Num país que se preocupasse de fato com essa lamentável quantidade de perdas de vidas humanas um programa emergencial de conscientização deveria estar na ordem do dia . Tanto federal quanto estadual e municipal. Perder meio milhão de pessoas em dez anos num país que continua a valorizar o carro como o principal bem a se ter na vida é desolador. Está mais do que na hora de por um freio a essa catástrofe.
*Ricardo Soares é diretor de TV, escritor , roteirista e jornalista. Titular do blog Todo Prosa (www.todoprosa.blogspot.com) e autor , entre outros, dos livros Cinevertigem, Valentão e Falta de Ar. Atualmente diretor de Conteúdo e programação da EBC- Empresa Brasil de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário