Postagens populares

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Com moderação, cerveja aumenta bom colesterol

Estudos comprovam que o consumo de 350 ml de cerveja por dia promove aumento de HDL no sangue.
Um grande problema da saúde pública em todo o mundo são as doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT).
São aquelas que estão estritamente ligadas a fatores como idade, sexo, tabagismo, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade. Além de prejudicar a saúde física, impactam negativamente na qualidade de vida das pessoas.
A palavra-chave para pessoas com esse perfil não consiste em proibir ou restringir quaisquer alimentos, mas sim em respeitar as necessidades e estilos de vida com equilíbrio. A tão almejada alimentação saudável não precisa ser sinônimo de monotonia e pode englobar uma série de alimentos que muitos acreditavam não serem recomendáveis.
Nesse contexto, até a apreciada cerveja tem o seu espaço. Estudos mostram que, se consumida de forma moderada, a bebida, de baixo teor alcoólico, pode trazer alguns benefícios à saúde, entre os quais, promover um aumento na concentração de HDL no sangue --o conhecido "colesterol bom".
Um estudo do Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard avaliou esses efeitos do consumo moderado de cerveja nos níveis de HDL-colesterol.
Os resultados mostraram que após a ingestão diária, feita durante quatro semanas, de aproximadamente 30g de etanol (equivalente a duas latas de cerveja de 350 ml) houve aumento significativo na concentração plasmática de HDL.
O HDL ou lipoproteína de alta densidade transporta o excesso de colesterol das artérias de volta para o fígado, onde é novamente metabolizado, retardando ou inibindo a formação de placas. Por isto, seus índices elevados (≥60mg/dL) estão associados a menor incidência de doenças cardiovasculares. 
Somado a esses resultados, pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona analisaram mais de 4 mil indivíduos por meio de questionários e análises clínicas, com o objetivo de determinar a associação entre fatores de risco cardiovascular ao consumo e tipos de bebida alcoólicas, mais notadamente o vinho e a cerveja.
Os resultados confirmaram a relação da proteção cardiovascular com o consumo moderado dessas bebidas, decorrente de uma soma de efeitos positivos, sendo, segundo os autores, o aumento de HDL o mais importante deles.
Estudos em animais
Indo mais a fundo, um estudo realizado em animais suplementados com cerveja com diferentes percentuais alcoólicos, revelou que aqueles que receberam cerveja regular (3 a 8% etanol) em quantidade moderada apresentaram aumento nos níveis de HDL plasmático superior aos demais grupos.
Além disso, apesar do grupo suplementado com cerveja sem álcool não ter apresentado incremento no nível de HDL, foi observada uma melhora na capacidade antioxidante destas partículas.
Sabendo disso, desde que consumida com moderação, a cerveja torna-se mais uma aliada da alimentação na manutenção de níveis saudáveis de colesterol, refletindo na saúde do coração como um todo.

domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário