Postagens populares

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Espanha 'massacra' o Uruguai e vence na estreia

O primeiro tempo entre Espanha e Uruguai deixou clara a diferença técnica e tática dos dois times (Foto: AFP)
Na estreia da atual campeã mundial, Espanha, na Copa das Confederações, pior para o Uruguai. Apesar do placar apertado, a Fúria não tomou conhecimento do adversário e venceu por 2 a 1, na Arena Pernambuco, em Recife. Os gols foram marcados por Pedro e Soldado, ambos na primeira etapa. O tento celeste, marcado por Suárez, saiu apenas nos últimos minutos. 

Com o resultado, a Espanha além de se posicionar muito bem para se classificar à semifinal da competição, chegou à incrível marca de 26 jogos de invencibilidade em jogos oficiais. A última derrota da La Roja foi na estreia da Copa do Mundo de 2010, contra a Suíça. Na próxima quinta-feira, os espanhóis pegam o Taiti, no Maracanã, às 16h. Três horas mais tarde, é a vez da Celeste voltar a campo e enfrentar a Nigéria, na Arena Fonte Nova.

Sem dó e nem piedade

O primeiro tempo entre Espanha e Uruguai deixou clara a diferença técnica e tática dos dois times. De um lado, a Fúria, organizada, não deu chances para o adversário respirar. Por sua vez, a Celeste fazia força para trocar três passes e pouco assustou a meta defendida por Casillas. Não à toa, o resultado não poderia ter sido outro nos primeiros 45 minutos: 2 a 0 Espanha.

Apesar da superioridade técnica e dos quase 80% de posse de bola, o gol da La Roja (novo apelido do time campeão mundial) saiu de um lance de sorte. Após escanteio cobrado pela esquerda, Pedro acertou chute de fora da área que pegou em Lugano e foi morrer no fundo da rede celeste. Um duro golpe para o time comandado por Oscar Tabárez, que fez o que deu para se defender.


Verdade seja dita, o tento vermelho fez bem ao Uruguai. Mais corajoso, o time comandado por Luis Suarez se lançou ao ataque e assustou em lance isolado de Cavani, que obrigou Casillas a fazer defesa tranquila. Mas a ousadia custou caro. Aos 32, Fábregas achou lindo passe para Soldado ampliar o marcador e jogar um balde de água fria no adversário.

E poderia ter sido mais. Se não fosse por Muslera, que sofreu um bombardeio, e a trave, os espanhóis já teriam saído com uma goleada na primeira etapa. Mérito de Vicente del Bosque e dos onze mágicos da Espanha.

Quem esperava uma Espanha avassaladora na segunda etapa se enganou. Com a vitória confortável, a Fúria tirou o pé do acelerador e comandou a partida à sua maneira, com inúmeros toques de lado e sem sofrer a menor pressão. O que não quer dizer que não tenha tido inúmeras chances. 

O Uruguai bem que tentou. Oscar Tabárez colocou Lodeiro no lugar de Gargano, adiantanto seu time. Porém, a postura do adversário complicou a vida dos seus comandados. O jogador do Botafogo foi bem, arriscou alguns passes em profundidade, mas parecia que seus companheiros já tinham desistido do jogo.

No final da partida, o último dos moicanos, Luis Suárez fez o gol de honra celeste. Em linda cobrança de falta, ele não deu a menor chance para Casillas. Pena que o tento saiu tão tarde, não dando a menor chance para o time dele reagir.

A diferença na posse de bola também serviu como parâmetro. A Fúria com 73% do tempo de jogo com a bola no pé, enquanto a Celeste com apenas 23%. Ficou difícil para o Uruguai, que até fez mais do que podia. A Espanha é que poderia ter forçado mais, goleado e feito história. Paciência.

Ficha técnica:

ESPANHA 2 X 1 URUGUAI

Estádio: Arena Pernambuco, em Recife (PE)

Data/Hora: 16/06/2013 - 19h (de Brasília)

Árbitro: Yuichi Nishimura (JPN)

Cartões Amarelos: Arbeloa e Piqué (ESP); Lugano e Cavani (URU)

Gols: Pedro, 19´/1ºT (1-0); Soldado, 32´/1ºT (2-0); Suárez, 43´/2ºT (2-1); 

ESPANHA: Casillas, Arbeloa, Sergio Ramos, Piqué e Jordi Alba; Busquets, Xavi (Javi Martínez, 32´/2ºT) e Iniesta; Fábregras (Cazorla, 19´/2ºT), Pedro (Mata, 35´/2ºT) e Soldado - Técnico: Vicente del Bosque. 

URUGUAI: Muslera, Maximiliano Pereira, Lugano, Godín e Martín Cáceres; Diego Pérez (Forlán, 24´/2ºT), Gargano (Lodeiro, 17´/2ºT), Cristian Rodriguez e Gastón Ramirez (Álvaro González, Intervalo); Luis Suárez e Cavani - Técnico: Oscar Tabárez.
Lance/domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário