Postagens populares

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

'Não deixemo-nos enganar pelos falsos messias', alerta o papa

Papa, entre os fiéis: "Perseverando, diz o Senhor,
salvareis a vossa vida". (Foto: AFP)
Cidade do Vaticano – "É preciso estar atentos e não deixar-se enganar pelos ´falsos messias´. Pensar nos tantos irmãos e irmãs cristãos que sofrem ainda hoje as perseguições religiosas. Talvez são hoje mais numerosos do que nos primeiros séculos. Enfrentar o presente com coragem e esperança".

Esses são os convites manifestados pelo papa Francisco, antes da oração mariana do Ângelus desse domingo (17) aos fiéis que, mais uma vez, lotavam a praça de São Pedro, em Roma.

O texto do Evangelho desse domingo diz que Jesus, enquanto dirigia-se às pessoas de Jerusalém que falavam do templo e de sua beleza, exortava a prestar atenção às "verdadeiras questões" e não aos aspectos secundários.  O papa destacou a atualidade das palavras do Filho de Deus, principalmente "para nós, que vivemos no século XXI".

Francisco lançou um apelo para o discernimento: discernir, distinguir, seguindo as palavras de Cristo: "Cuidado para não vos deixardes enganar. Muitos, de fato, virão em meu nome".

E afirmou: "Também hoje, de fato, existem falsos ´salvadores´, que tentam se substituir a Jesus: líderes deste mundo, santarrões, também feiticeiros, pessoas que querem atrair sobre si as mentes e os corações, especialmente dos jovens. Jesus nos alerta: ´Não ide atrás deles!´ E o Senhor nos ajuda também a não ter medo: diante das guerras, revoluções, mas também das calamidades naturais, epidemias; Jesus nos liberta do fatalismo e de falsas visões apocalípticas".

O papa continuou com a explicação: questionemo-nos "como cristão e como Igreja", Jesus "prenuncia provas doloridas e perseguições que os seus discípulos terão que enfrentar, por causa dele”. Porém garante que ´estamos totalmente nas mãos de Deus, porque as adversidades que encontramos por causa de nossa fé e a nossa adesão ao Evangelho são ocasiões de testemunho”, e não devem “afastar-nos do Senhor, mas levar-nos a confiar mais n´Ele, na força de seu Espírito e de sua graça”.

O pontífice, nesse ponto, pediu para pensar "a tantos irmãos e irmã que sofrem perseguições por causa de sua fé. Há muitos, Talvez muito mais do que havia nos primeiros séculos". "Jesus está com ele", afirmou ainda. "Também nós estamos unidos a eles, com a nossa oração e o nosso afeto. Admiramos a coragem deles e o testemunho deles. São os nossos irmãos e irmãs que em tantas partes do mundo sofrem por causa de sua fidelidade a Jesus Cristo. Saudamo-los com o coração e o afeto”.

Mas Deus não leva à derrota: do Senhor vem uma promessa “que é garantia de vitória”. Perseverança é o caminho que leva à vitória: perseverando, afirma o Senhor, “salvareis a vossa vida”. Estas palavras, destacou Francisco, são “um apelo à esperança e à paciência, a saber esperar os frutos seguros da salvação, confiando no sentido profunda da vida e da história”.

“As provas e as dificuldades fazem parte de um plano maior", acrescentou o papa. "O Senhor, dono da história, leva tudo à sua realização. E as tragédias não devem desanimar. Apesar das desordens e das catástrofes que afligem o mundo, o plano de bondade e de misericórdia de Deus se realizará”.

Após a reza do Ângelus, o pontífice, em relação ao Dia das Vítimas da Estrada, afirmou: "Asseguro a minha oração e encorajo a prosseguir o compromisso da prevenção, para que a prudência e o respeito pelas regras são a primeira forma de tutela de si e dos outros".

Por fim, lançou a “Misericordina”, para "concretizar os frutos do Ano da Fé, que está para terminar": é um "remédio espiritual" numa embalagem que foi distribuída aos peregrinos.

SIR/domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário