Postagens populares

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

STJD pune Lusa e Flu escapa da Série B



A Portuguesa foi condenada pelo STJD com a perda de quatro pontos no Brasileirão por causa da escalação irregular do meia Héverton, contra o Grêmio. O julgamento foi realizado na tarde desta segunda-feira (16), no Rio de Janeiro. Como consequência da decisão, que cabe recurso, a Lusa troca de lugar com o Fluminense na zona do rebaixamento. A Portuguesa tem três dias para recorrer da decisão e levar o caso ao Pleno do STJD.

"Imagina o caos que se tornaria o campeonato. Outros clubes cumpriram a regra. E agora? Eles vão poder voltar ao Tribunal? O erro foi primário e a Portuguesa descumpriu a regra", foi uma das alegações do relator do caso, o auditor Felipe Bevilacqua, que foi acompanhado pelos outros quatro votantes da Primeira Comissão Disciplinar do STJD.

O julgamento foi cercado de atenção. A sessão ficou completamente lotada. Advogados, imprensa e espectadores ficaram apertados na sala. Enquanto isso, a torcida do Fluminense gritava na porta do prédio do Tribunal.

Por parte da Portuguesa, o presidente do clube, Manoel da Conceição Ferreira, o Manoel da Lupa, e Valdir Rocha, do departamento jurídico, prestaram depoimento e tentaram alegar que o clube se valeu de um programa feito para CBF para controlar as suspensões, mas o argumento não convenceu, já que o Regulamento Geral de Competições da CBF dizer que a responsabilidade pela contagem é do clube.

O advogado João Zanforlin esteve em causa da Lusa. Ele usou argumentos pouco técnicos, apelando mais pelo lado "boleiro" do direito, citando casos

"Esse jogo valia alguma coisa? Não valia nada. Não admito que façam piada com os portugueses. Se condenarmos a Portuguesa por isso, vamos instituir a mutreta, a fraude no futebol brasileiro. Esse menino Héverton foi igual a chuchu. Não fez mal, não fez bem. Aí vão rebaixar a Portuguesa?", argumentou Zanforlin.

Flamengo e Fluminese entraram no processo como terceiros interessados. O advogado do Fla, Michel Assef Filho, adotou um tom técnico, pedindo pelo entendimento de que o clube não deveria ser punido pela suspensão de um jogador na sexta-feira, já que o recurso, segundo ele, foi impedido por falta de tempo.

Já Mário Bittencourt adotou um tom bem mais incisivo. "Houve uma mudança durante a semana. Foi deixado de lado a parte técnica e, para mudar a opinião pública, foi passado para o lado emocional. Antes do princípio da moralidade, vem o princípio da legalidade. Para ter moralidade, é preciso legalidade. Não vou chover no molhado e ficar explicando que a suspensão começa no dia seguinte", disse Bittencourt.

O entendimento do advogado do Fluminense foi o mesmo dos auditores. "É obvio que a Portuguesa agiu por negligência", sentenciou o presidente da Comissão, Paulo Valed Perry, que foi o último a votar, fechando o placar de 5 a 0.

Ao saber do resultado a torcida do Flu comemorou como título. Mas este foi apenas o primeiro julgamento. A expectativa é que até o dia 27 a sessão do Pleno aconteça.

Lance/domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário