Postagens populares

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Barcelona tem o melhor sistema de bicicletas urbanas do mundo

Homem sai com uma bicicleta do serviço 'Bicing', em Barcelona
Washington (AFP) - Barcelona pode se gabar de ter o mais bem sucedido programa de bicicletas urbanas do mundo, segundo um relatório publicado na quinta-feira, em Washington, que explica os segredos de se conseguir com que mais gente passe a adotar o transporte sobre duas rodas.

O programa de bicicletas da cidade mediterrânea espanhola conta com uma média de 10,8 viagens por bicicleta e 67,9 trajetos por morador, destacou o Instituto para Transporte e Desenvolvimento de Políticas (ITDP), uma organização de pensamento estratégico sediado na capital americana.

Outras cidades que pedalam bastante - entre os 400 sistemas existentes de serviços com 700.000 bicicletas - são Lyon, Cidade do México, Montreal, Nova York, Paris e Rio de Janeiro.

Pouco conhecidos dez anos atrás, os programas de bicicletas urbanas se expandiram rapidamente em todo o mundo e um número estimado entre 400 e 600 cidades - de grandes a pequenas - lançaram sistemas do tipo e muitas outras planejam fazê-lo no futuro próximo.

"Não estamos dizendo que nenhum (destes sistemas) seja melhor do que o outro", disse Colin Hughes, diretor de política nacional e avaliação de projetos do ITDP.

"A questão principal é que estes esquemas estão demonstrando um alto impacto real na mobilidade das cidades onde são implantados - há uma grande quantidade de pessoas usando-os - e são bastante rentáveis", disse Hughes à AFP.

"O investimento público realmente vale a pena aqui", prosseguiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário