Postagens populares

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Agência de espionagem dos EUA coleta dados sobre localização de celulares mundialmente

Por Patricia Zengerle e Mark Hosenball

WASHINGTON - A Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos reúne cerca de 5 bilhões de registros por dia sobre a localização de telefones celulares em todo o mundo, incluindo os de alguns norte-americanos, de acordo com reportagem do jornal Washington Post nesta quarta-feira, citando fontes e documentos obtidos pelo ex-agente de espionagem Edward Snowden.

Os registros alimentam um banco de dados que armazena informações sobre os locais de "pelo menos centenas de milhões de dispositivos", disse o jornal, de acordo com documentos ultrassecretos e entrevistas com funcionários da inteligência.

A reportagem afirmou que a NSA não busca intencionalmente dados de norte-americanos, mas recebe uma quantidade substancial de informações sobre o paradeiro de telefones celulares domésticos "incidentalmente".

Um gerente disse ao jornal que a NSA obteve "grandes volumes" de dados de localização ao ter acesso aos cabos que conectam redes móveis mundialmente e que servem celulares dos Estados Unidos, bem como estrangeiros.

Autoridades de inteligência dos EUA contatados pela Reuters não quiseram comentar a reportagem do Post.

A reportagem citou autoridades dizendo que os programas que coletam e analisam informações de localização são legais e destinados exclusivamente a desenvolver a inteligência em alvos externos.

A ampla coleta de dados telefônicos e de Internet pelas agências de inteligência dos EUA tem sido objeto de escrutínio desde que Snowden começou a vazar informações, em junho, mostrando que a vigilância era muito mais extensa do que a maioria dos norte-americanos pensava.

Reuters/domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário