Aqui vou expor fatos corriqueiros de meu dia a dia.
Notícias e textos de cunho religioso.
Espero que algum destes possa de alguma forma lhe ajudar. Ou pelo menos, auxiliar em boas gargalhadas.
Um estudo realizado pela Universidade do Estado da Carolina do Norte e publicado na revista PLoS One mostra que as abelhas utilizam o pró...
terça-feira, 30 de setembro de 2014
Evangelho do dia 30/09/2014
Não quiseram receber Jesus
Lc 9,51-56
Quando ia se completando o tempo para ser elevado ao céu, Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. Enviou então mensageiros à sua frente, que se puseram a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para lhe preparar hospedagem. Mas os samaritanos não o queriam receber, porque mostrava estar indo para Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?” Ele, porém, voltou-se e os repreendeu. E partiram para outro povoado.
Oração
Pai, livra-me de ser levado por impulso e pelas paixões ao me deparar com quem se recusa a acolher a mensagem do Reino. Que a minha mansidão possa conquistá-lo para ti.
Comentários
Subida pára Jerusalém
O versículo 51 inaugura a seção central do evangelho segundo Lucas, denominada “subida para Jerusalém”. Trata-se de um versículo importante, pois ele dá o sentido dessa última subida de Jesus para Jerusalém. Para isso, é preciso manter a tradução literal do versículo: “… endureceu a sua face para caminhar para Jerusalém”. No Novo Testamento, essa expressão é própria a Lucas. Mas no Antigo Testamento a encontramos em vários textos (Is 50,7; Jr 3,12; 21,20; Ez 6,2; 13,17; 20,46; 21,2). Em todas essas passagens ela tem um sentido de julgamento. Muito provavelmente, é do texto grego de Ezequiel que Lucas tira a expressão do versículo 51. Em Ez 21,2-7, a expressão se refere a Jerusalém. Assim como Ezequiel sofreu e disse uma palavra de julgamento contra Jerusalém e seus santuários, do mesmo modo Jesus sobe para Jerusalém para julgá-la. Ao se aproximar da cidade, vendo-a ao longe, Jesus chorou por ela: “Ah! Se neste dia também tu reconhecesses aquele que conduz à paz!” (Lc 19,41-44).
Carlos Alberto Contieri, sj
Comentário do Evangelho
Lucas inicia a narrativa da caminhada de Jesus da Galiléia a Jerusalém. Jesus toma a firme decisão de se dirigir ao centro do judaísmo, Jerusalém e o Templo, para ali fazer seu anúncio libertador, em um confronto direto com o estado teocrático judaico. Jesus sabia que com tal decisão arriscava sua própria vida. "Ia se completando o tempo para ser elevado ao céu": com esta afirmativa Lucas prepara sua própria e original narrativa da Ascensão que será feita no livro de Atos. Ao atravessarem a Samaria, os discípulos enviados a um povoado para preparar hospedagem devem ter cometido um equívoco. Com sua visão triunfalista tradicional devem ter falado de um Jesus glorioso, restaurador de Israel, o que suscitou a rejeição dos moradores, que eram discriminados pelos judeus. E, ainda, com espírito vingativo, estes discípulos queriam um fogo do céu para destruí-los. Jesus repreende-lhes esta sua ideologia. O problema não estava nos samaritanos, mas na cegueira dos discípulos enviados. O próprio Lucas, na parábola do samaritano, e, depois, João em seu evangelho destacam a acolhida dos samaritanos a Jesus.
Comentários
Subida pára Jerusalém
O versículo 51 inaugura a seção central do evangelho segundo Lucas, denominada “subida para Jerusalém”. Trata-se de um versículo importante, pois ele dá o sentido dessa última subida de Jesus para Jerusalém. Para isso, é preciso manter a tradução literal do versículo: “… endureceu a sua face para caminhar para Jerusalém”. No Novo Testamento, essa expressão é própria a Lucas. Mas no Antigo Testamento a encontramos em vários textos (Is 50,7; Jr 3,12; 21,20; Ez 6,2; 13,17; 20,46; 21,2). Em todas essas passagens ela tem um sentido de julgamento. Muito provavelmente, é do texto grego de Ezequiel que Lucas tira a expressão do versículo 51. Em Ez 21,2-7, a expressão se refere a Jerusalém. Assim como Ezequiel sofreu e disse uma palavra de julgamento contra Jerusalém e seus santuários, do mesmo modo Jesus sobe para Jerusalém para julgá-la. Ao se aproximar da cidade, vendo-a ao longe, Jesus chorou por ela: “Ah! Se neste dia também tu reconhecesses aquele que conduz à paz!” (Lc 19,41-44).
Carlos Alberto Contieri, sj
Comentário do Evangelho
Lucas inicia a narrativa da caminhada de Jesus da Galiléia a Jerusalém. Jesus toma a firme decisão de se dirigir ao centro do judaísmo, Jerusalém e o Templo, para ali fazer seu anúncio libertador, em um confronto direto com o estado teocrático judaico. Jesus sabia que com tal decisão arriscava sua própria vida. "Ia se completando o tempo para ser elevado ao céu": com esta afirmativa Lucas prepara sua própria e original narrativa da Ascensão que será feita no livro de Atos. Ao atravessarem a Samaria, os discípulos enviados a um povoado para preparar hospedagem devem ter cometido um equívoco. Com sua visão triunfalista tradicional devem ter falado de um Jesus glorioso, restaurador de Israel, o que suscitou a rejeição dos moradores, que eram discriminados pelos judeus. E, ainda, com espírito vingativo, estes discípulos queriam um fogo do céu para destruí-los. Jesus repreende-lhes esta sua ideologia. O problema não estava nos samaritanos, mas na cegueira dos discípulos enviados. O próprio Lucas, na parábola do samaritano, e, depois, João em seu evangelho destacam a acolhida dos samaritanos a Jesus.
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