Postagens populares

sexta-feira, 28 de março de 2014

Mineirão é destaque na Hora do Planeta

Exemplo em sustentabilidade, estádio apagará suas luzes em prol do planeta Terra.
A Usina Solar Fotovoltaica (USF) do Mineirão, um projeto em conjunto com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), foi um dos grandes destaques que fez com que Belo Horizonte fosse eleita a Capital Brasileira da Hora do Planeta. O movimento global, promovido pela ONG WWF, propõe que em moradores de várias cidades ao redor do mundo desliguem as luzes durante uma hora. Em 2014, o evento será realizado no próximo sábado (29/3) de 20h30min às 21h30min, em prol da conscientização sobre o aquecimento global. A Minas Arena aderiu à campanha e também apagará as luzes do Mineirão.

De acordo com a WWF, Belo Horizonte se destacou sobretudo pela Usina Solar do Mineirão. A USF no Mineirão tem uma potência instalada de 1,42 MWp, com cerca de 6 mil módulos fotovoltaicos, sendo que toda a energia gerada será injetada na rede de distribuição da Cemig. 

A capital mineira foi escolhida por um júri internacional como a Capital Brasileira da Hora do Planeta e venceu as outras finalistas: Rio de Janeiro e São Paulo. A Hora do Planeta 2013 ocorreu em mais de 7.001 cidades em 153 países e territórios em todos os sete continentes. 

As lojas situadas na esplanada do Mineirão também aderiram ao ato simbólico de apagar as luzes. No sábado (29), as atividades na esplanada serão encerradas as 20h, uma hora mais cedo do que o habitual, e as luzes do Gigante serão apagadas por completo.

Outras iniciativas sustentáveis do Gigante da Pampulha - O Mineirão tem todo o cuidado com os recursos disponíveis no nosso planeta. São inúmeros procedimentos adotados no estádio para que a água, por exemplo, seja sempre bem aproveitada. A água da chuva é coletada na cobertura do estádio e direcionada a um reservatório com capacidade de armazenamento superior a 5 milhões de litros. Esse volume é utilizado nas descargas dos vasos sanitários, mictórios e irrigação do campo. O processo gera uma redução de aproximadamente 50% no consumo de água potável no estádio. O Mineirão conta também com tecnologia aplicada nos mictórios, torneiras e chuveiros, que geram uma diminuição de cerca de 10% no consumo de água do Estádio.

A preocupação com o bom aproveitamento desse recurso vem desde antes da inauguração do estádio, ainda durante o período de obras. Um exemplo simples foi a implantação do “lava-rodas” para limpeza dos caminhões na saída dos canteiros, para evitar a sujeira no entorno do estádio. Esse sistema ecoeficiente, com reaproveitamento da água por meio de caixas de decantação e bombas, gerou economia média de 18 mil litros de água por dia.

Conforme explica o gerente técnico, Otávio Góes, o novo Mineirão foi todo pensado em cima da consciência ambiental. “Nossa preocupação é o compromisso com o meio ambiente, então fazemos tudo voltado para a eficiência energética e não poluidora. Todo o sistema de ar condicionado, por exemplo, não ataca a camada de ozônio".

Durante as obras mais de 90% dos resíduos gerados foram reutilizados ou reciclados. A coordenadora de Meio Ambiente da Minas Arena Marcela Viana explica que, depois da reforma, foi dada continuidade aos trabalhos relacionados a sustentabilidade. Como exemplo, está a implantação do sistema de coleta seletiva. Segundo ela, essa pratica, além de gerar benefícios ambientais, contribui para a inserção sócio produtiva de catadadores de materiais recicláveis. 

Sobre a Hora do Planeta

A Hora do Planeta é um movimento global que une as pessoas para proteger o planeta. No final de março de cada ano, a Hora do Planeta reúne comunidades de todo o mundo que celebram um compromisso com o planeta, desligando luzes por uma hora designada. O objetivo é incentivar uma comunidade global interconectada para compartilhar as oportunidades e os desafios da criação de um mundo sustentável.

Sobre a Minas Arena

A Minas Arena é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) responsável pelo investimento e execução das obras de reforma e modernização do Mineirão, por meio de contrato de parceria público-privada (PPP) firmado com o Governo do Estado de Minas Gerais e gerenciado pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes/MG). 

Constituída pelas construtoras Construcap, Egesa e HAP Engenharia, a Minas Arena tem o direito de explorar a comercialização do estádio e estruturas coligadas por 25 anos, sendo obrigada a cumprir metas de qualidade operacional e de gestão. Em dezembro de 2013 a reinauguração do estádio completou um ano e contabiliza momentos marcantes para o futebol brasileiro com a conquista da Libertadores da América, pelo Atlético, e do Campeonato Brasileiro, pelo Cruzeiro.
FSB Comunicações/domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário