Postagens populares

terça-feira, 10 de julho de 2012

Morre o cardeal mais antigo da Igreja Católica

Por Daniela Galvão

O cardial emérito do Rio de Janeiro, Dom Eugênio de Araújo Sales, de 91 anos, morreu na noite de ontem no Rio de Janeiro, após sofrer um infarto. Segundo a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, ele era o mais antigo cardeal da Igreja Católica. Era Cardeal Presbítero da Santa Igreja Romana, do Título de São Gregório VII. Seu lema, fundamentado na Carta de São Paulo aos Coríntios, foi: "Impendam et Superimpendar" (2Cor 12,15: “De muito boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós”).

Dom Eugênio Sales nasceu em Acari, Região do Seridó, no Rio Grande do Norte, em 8 de novembro de 1920. Entre 1931 e 1935, cursou o 2º grau no Colégio Marista Santo Antônio. Nessa época já escrevia artigos para o jornal católico “A Ordem”. Ele tinha a pretensão de se tornar agrônomo, mas decidiu-se pelo sacerdócio. A ordenação diaconal dele ocorreu no dia 16 de março de 1943. Naquele mesmo ano, no dia 21 de novembro, foi ordenado sacerdote por Dom Marcolino na antiga Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal e celebrou a primeira missa por ocasião da festa da padroeira com a homilia proferida por Monsenhor Paulo Herôncio. No dia 13 de março de 1971 foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro pelo Papa Paulo VI.

Dom Eugênio sempre foi referência na defesa dos perseguidos pelas ditaduras militares. Somente entre 1976 e 1982, estiveram no Brasil sob a proteção de Dom Eugênio, mais de 4 mil refugiados perseguidos pelas ditaduras. Ele e Dom Helder Câmara tinham uma amizade sólida e antiga. “A diferença nos métodos de ação não impediu aquela amizade de tantos anos, estreitada por laços muito fortes e sempre através de um diálogo franco e aberto, que mais se solidificou a partir do 1º encontro de Bispos do Nordeste, realizado em 1956, em Capina Grande, Estado da Paraíba. Foi, na verdade, Dom Eugenio o incansável companheiro de Dom Hélder Câmara. E desse encontro, decididamente, partiu a ideia das primeiras medidas concretas para o combate à miséria social que assolava toda a região Nordeste”, diz Monsenhor Brasil, no seu livro “Homenagem ao Pastor”.

De acordo com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o velório e o enterro de Dom Eugênio Sales serão na catedral da cidade. O enterro está programado para ocorrer amanhã, às 15h.

Fonte: Redação Dom Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário