Postagens populares

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Brasil: O catolicismo está em queda, mas a JMJ continua a entusiasmar

Rio de Janeiro, 11 jul (SIR/Missionline) – O Brasil, que hoje conta com quase 123 milhões de fiéis, entre os 190 milhões de habitantes, acabará por perder o primado do País mais católico do mundo.
Um ano antes da JMJ do Rio fervem os preparativo para transformar a Jornada na maior manifestação da história para os católicos brasileiros.

A Jornada Mundial da Juventude, que contará com a presença de Bento XVI, tem pois entre seus objetivo implícitos o de reforçar os alicerces do catolicismo brasileiro. Mas, além do grande evento, os resultados dos números da última estatística do IBGE sobre o número dos católicos no Brasil, preocupa, o Episcopado do País.

A hemorragia dos fiéis que atinge a Igreja brasileira favorece, sobretudo, as diferentes denominações evangélicas, que entre o 2000 e 2010 passaram de 15,4 para 22,2% da população e hoje contam um total de 42 milhões de crentes. Cresce também o número dos ateus, agnósticos e pessoas sem uma religião definida, que passaram de 4,7 para o 8%, num total de 15 milhões de pessoas. Entre estes a grande maioria se declara sem uma religião específica, enquanto os ateus são 615.096 e os agnósticos 124.436. De acordo com os dados recentemente divulgados pelo Instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE), sobre o censo demográfico de 2010, a percentagem dos católicos no País sul-americano hoje chega a 64,6% da população, nove pontos percentuais a menos em relação a 2000 e quase 20 em relação a 1980, quando o 83% da população se declarava católico.

Exatamente a cidade do Rio de Janeiro, a sede da JMG 2013, é a que hoje conta com a menor percentagem de católicos em todo o País, só 45,8%.

Fonte: domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário