Postagens populares

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ações humanas degradam recifes de corais, alerta declaração

O sinal mais evidente do efeito da elevação da temperatura nos corais, é o embranquecimento
Os efeitos das ações humanas estão colocando em risco os Recifes de Corais. A afirmação é resultado da reunião entre pesquisadores e biólogos, durante o Simpósio Internacional sobre a temática, na segunda semana de julho.

Mais de dois mil especialistas assinaram uma declaração culpando as mudanças climáticas pela destruição do ecossistema e clamando por ações urgentes de proteção para os corais.

Segundo o documento, a temperatura dos oceanos já subiu 0,7 ºC com as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e, aproximadamente, 30% dos recifes de corais do mundo estão gravemente degradados.

O sinal mais evidente do efeito da elevação da temperatura nos corais, é o embranquecimento. Após perder a cor, os corais acabam morrendo e desestabilizam o ecossistema marinho, uma vez que ele protege a base da cadeia alimentar.

Dados

Mais de 275 milhões de pessoas são dependentes de recifes de corais como fonte de alimentos e como meio de subsistência. Globalmente, a pesca de recifes de coral rende aos EUA 6,8 bilhões dólares anualmente. A sobrepesca afeta 55% dos recifes do mundo e de acordo com a lista vermelha da IUCN, 18% dos meros, uma família economicamente importantes de peixes de recife de grande porte, estão ameaçadas.

Diante deste quadro sombrio, os pesquisadores estão convocando a população e os tomadores de decisão para a ação, ao menos virtual. É que circula na internet a declaração de consenso que pode ser assinada por qualquer cidadão.
 
Fonte: Eco Desenvolvimento (domtotal.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário