Postagens populares

quarta-feira, 11 de julho de 2012

A eterna busca de um sonho evanescente

Por Marco Lacerda
Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir a natureza da felicidade e que tipo de comportamento ou estilo de vida pode levar a ela
A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes. Abrange uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior. Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade - pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia. O homem sempre procurou a felicidade. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena.

A felicidade é o que os antigos gregos chamavam de eudaimonia, um termo ainda usado em ética. Para as emoções associadas à felicidade, os filósofos preferem utilizar a palavra prazer. É difícil definir, rigorosamente, a felicidade e sua medida. Investigadores em psicologia desenvolveram diferentes métodos e instrumentos, a exemplo do Questionário da Felicidade de Oxford, para medir o nível de felicidade de um indivíduo. Esses métodos levam em conta fatores físicos e psicológicos, tais como envolvimento religioso ou político, estado civil, paternidade, idade, renda e muitos outros. Mas pode ser medida também pelos versos antológicos de uma canção como esta, chamada A Felicidade, uma composição de Vinicius de Moraes e Tom Jobim: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário