Postagens populares

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

'Precedente contra a liberdade de expressão', diz Duke sobre condenação

Condenado a pagar uma indenização de R$ 15 mil ao árbitro Ricardo Marques Ribeiro, por danos morais, em razão de uma charge publicada em 2010, o chargista Duke trata a decisão da Justiça como "censura jurídica". Em 15 anos de atuação profissional, é primeira vez que Duke tem um trabalho contestado judicialmente.

“A decisão abre um precedente perigoso, que é a interpretação de uma arte. É um trabalho subjetivo sendo avaliado de maneira objetiva. Isso abre um precedente contra a liberdade de expressão e, por isso, trato como censura”, disse Duke, em entrevista ao DomTotal. "Na própria decisão, consta que insinuei que o chamei de ladrão. Estou sendo condenado por uma suposição", lamentou.

Na charge que gerou o processo, uma raposa aparece atropelada por um carro, enquanto um torcedor conversa com um policial: “Primeiro o juiz assaltou o Tigre. Em seguida, o Tigre atropelou a Raposa”. O guarda então responde o torcedor: "Calma aí, uma ocorrência de cada vez".

"No futebol, esse tipo de linguagem é normal. Quando eu falo que o juiz assaltou o Tigre, eu digo que ele tirou chances de gol do Ipatinga. (As palavras) assaltar e atropelar não estão no sentido literal. É isso que me assusta nessa decisão. O principal alvo do processo, que é a charge, não teve o contexto analisado”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário