Postagens populares

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Quando arrefece a profecia, cresce a boataria


O texto a seguir é uma análise profunda sobre a crise atual da Igreja Católíca, elaborada pelo Teólogo Pe. Manoel Godoy, Diretor Executivo do Instituto São Tomás de Aquino - ISTA.



1. Cada vez que me pedem análise de conjuntura eclesial, lembro-me do tempo em que trabalhava como assessor na CNBB. A comissão encarregada das análises se detinha às esferas do econômico, do social e do político. Quando chegava a área restrita da Igreja, a equipe se restringia a uma ou outra observação e fim de papo. Somente no tempo do Pe. Virgilio Uchoa tal reflexão ganhava foro de cidadania e sempre causava certo frisson. Não é praxe da instituição católica olhar-se no espelho com serenidade e quem tenta colocar-lhe o espelho na sua frente nem sempre é bem visto.
Vou apresentar algumas pistas de leitura da situação atual da situação eclesial, tendo como fio condutor o axioma: quando arrefece a profecia, cresce a boataria. Nos últimos anos, tem crescido enormemente o que vulgarmente se chama de fofoca eclesiástica. A meu ver tal crescimento se deve ao fato de a Instituição ter-se voltado muito para si mesma. O toque de recolher das últimas décadas, essa volta à sacristia, produz o caldo propício para o aumento do disque-me-disque tão prejudicial para a saúde institucional.

Pe. Manoel Godoy, Diretor Executivo do ISTA, BH - 14/06/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário