Postagens populares

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O pai de filhas

Por Carlos Eduardo Leão*

Antes de começar esta crônica propriamente dita, permitam-me fazer uma pequena adaptação: “Ser mãe é padecer no paraíso. Ser pai de filhas também.”

Aos que me lêem, confesso que não é fácil ser pai de filhas.Não por elas que, normalmente, são sempre mais carinhosas, mais amorosas, mais presentes, mais cheirosas, mais companheiras em comparação aos não menos amados marmanjos.

O problema é ter que aguentar os amigos, pais de filhos:

“Cuide bem de suas cabritinhas, pois eu tenho um bode esperando por elas”, ou “Você passou de consumidor para fornecedor”, ou ainda “Capriche bem no dote, pois o macho lá de casa é de primeira” e, pior, “Use somente talquinho importado, pois meus meninos são muito exigentes.”

Que dureza ter que ouvir tudo isso! E não há muito o que retrucar nessa sociedade machista em que vivemos, onde os homens ainda se mantêm no topo hierarquizado das atividades humanas, latu sensu.

Isso continua sendo um fenômeno mundial, mesmo neste milênio globalizado. Trata-se de uma questão cultural que se arrasta há séculos. Resta-nos, pais de filhas, suportar as gozações e nos prender ao privilégio de tê-las.

Ter filhas é ter a certeza de alguém para nos aguentar na velhice.Ter filhas é a certeza dos domingos festivos em torno de nossas mesas e ajantarados.Ter filhas é a certeza de genros. Torço para que sejam os filhos que não tive, em que pese a possibilidade nefasta da convivência com atleticanos ou flamenguistas...

Ter filhas é ter o privilégio de pagar os salões de beleza através de boletos bancários mensais; no meu caso, são quatro mulheres, ou seja, 80 unhas por semana, 08 sobrancelhas, um tanto mais de depilações, escovas progressivas de todas as frutas cítricas e, mais recentemente, de chocolate, além de hidratações, massagens relaxantes e “spas” de pés e mãos.

Ter filhas é ser íntimo de Louis Vuitton, Bulgari, Herrera, Dolce & Gabana, Prada, Farm, Ellus e tantos outros que as deixam ainda mais belas e charmosas.

Ter filhas é ter a certeza da necessidade de trabalhar dobrado já que custam 50% a mais do que nossos tão econômicos varões, segundo recentíssima reportagem de Veja sobre o custo da criação filho x filha.

Ter filhas, assim como ter filhos, é a maior graça que nos concede o Criador.

E, como forma de homenagem aos meus queridos amigos e implacáveis gozadores, pais de adoráveis mancebos que nada têm com isso, lembro como trunfo a irretorquível, insofismável e inquestionável máxima que diz: “Ter filhas é ter a certeza absoluta de que nossos netos são mesmo nossos.”

*Carlos Eduardo Leão é médico e cronista (domtotal.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário