Postagens populares

terça-feira, 27 de março de 2012

Papa pede a renovação da sociedade cubana

Santiago de Cuba, 27 mar (SIR) - O Papa pediu a todos os cubanos que trabalhem em conjunto para uma sociedade “aberta e renovada”, melhor e mais digna do Homem.

Bento XVI falava durante a homilia da missa celebrada na praça Antonio Maceo, em Santiago de Cuba, perante milhares de fiéis, no início da visita àquela ilha do Caribe. Invocando a Virgem de la Caridad del Cobre, padroeira de Cuba, Bento XVI pediu aos cubanos que dêem um novo vigor à Fé, mas, sobretudo, lutem com as armas da paz, do perdão e da compreensão para construírem uma sociedade "aberta e renovada".

Com o Presidente cubano, Raúl Castro, sentado na primeira fila, o Papa destacou o papel da Igreja Católica e a necessidade de estar na vanguarda do processo de construção de uma “sociedade melhor”. Essa nova sociedade, salientou o Santo Padre, deve ser “mais digna do homem” e manifestar “melhor a bondade de Deus”. Cuba precisa do testemunho e fidelidade de todos os cristãos e, também, da unidade entre todos os cubanos, da capacidade de acolher a vida humana, sobretudo os mais indefesos e necessitados, destacou o Papa.

Durante a homilia, Bento XVI deixou uma palavra para as dificuldades e as circunstâncias concretas que a Igreja vive em Cuba e neste período da História. O Papa pediu paciência e Fé para enfrentar as contrariedades e aflições, convicto de que Cristo ajudará a vencer o poder do mal. A imagem da padroeira de Cuba foi transportada do seu santuário especialmente para a cerimônia presidida por Bento XVI, em Santiago de Cuba. Participaram da missa também bispos dos EUA, de Países da América Central e do Mar do Caribe. A tevê focalizou várias vezes os cardeais norte-americanos de Boston e o arcebispo emérito de Washington. No final da missa, o Papa entregou a rosa de ouro à Virgem de la Caridad del Cobre.

Antes de entrar na sacristia, sob uma fina chuva, o Papa foi cumprimentado pelo presidente cubano, Raul Castro. A participação das pessoas foi intensa. Estiveram presentes delegações das Dioceses do leste da Ilha, delegações dos EUA, Porto Rico, República Dominicana, Haiti e uma delegação dos Cavaleiros de Colombo, vindos dos EUA. As palavras do Papa na chegada a Cuba e na homilia da missa foram seguidas, em Havana, na sala de imprensa preparada para esta vida, por centenas de jornalistas norte-americanos que as ecoaram em todos os meios de comunicação nos EUA e no continente americano.
Fonte:domtotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário