Postagens populares

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Tufão Haiyan chega ao Vietnã após matar 10 mil nas Filipinas

Moradores prepararam sacos de areia para reforçar um dique do mar na província de Phu Yen, no Vietnã

Tacloban (AFP) - O supertufão Haiyan tocou terra no Vietnã na manhã desta segunda-feira (noite de domingo no Brasil), informaram meteorologistas, depois de deixar ao menos 10.000 mortos e 2.000 desaparecidos em sua passagem pelas Filipinas.

O Centro de Alerta Conjunto de Tufões dos Estados Unidos (JTWC, na sigla em inglês) informou, em um boletim atualizado às 19h00 de Brasília, que a tempestade "está tocando terra atualmente" aproximadamente 160 km a sudeste da capital, Hanói, duas horas antes do previsto.

A tempestade, que perdeu força significativamente desde que devastou as Filipinas no fim de semana, chegou ao Vietnã com ventos sustentados de 120 km/h, acrescentou o JTWC, força-tarefa conjunta da Marinha e da Força Aérea americanas sediada em Pearl Harbor, no Havaí.

As previsões são de que o tufão passe pelo Vietnã com a força equivalente à de um furacão de categoria um - a mais fraca da escala de velocidade de ventos, que vai até cinco - ou como tempestade tropical.

O governo vietnamita informou em seu site na internet que cinco pessoas haviam morrido enquanto se preparavam para a chegada da tempestade.

Na China, mais ao norte, seis membros de um navio cargueiro foram reportados como desaparecidos na província de Hainan, noticiou a imprensa oficial chinesa.

Mais de 600.000 pessoas foram evacuadas durante o fim de semana preventivamente no Vietnã.

Fortes chuvas e inundações castigaram os moradores de Hanói, enquanto dezenas de milhares de pessoas de regiões costeiras foram aconselhadas a buscar abrigo.

"Evacuamos mais de 174 mil domicílios, o equivalente a mais de 600 mil pessoas", informou um relatório oficial do departamento vietnamita de controle de enchentes e tempestades.

A tempestade mudou seu curso no domingo, forçando evacuações em massa de cerca de 52 mil pessoas nas províncias do norte à beira-mar.

Segundo a Cruz Vermelha, a mudança de curso do tufão significa que "a área de desastre poderia ser ampliada de nove para até 15 províncias".

Haiyan "foi localizado na direção norte-nordeste a 28 km/h nas últimas seis horas", informou a JTWC em seu site na internet.

A tempestade deve continuar se movendo na direção norte antes de virar para nordeste e se dissipar rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Deixe aqui seu comentário