Aqui vou expor fatos corriqueiros de meu dia a dia. Notícias e textos de cunho religioso. Espero que algum destes possa de alguma forma lhe ajudar. Ou pelo menos, auxiliar em boas gargalhadas.
Postagens populares
-
Com emoção de sobra, Galo vence com golaço de Berola e lidera o grupo quatro da Libertadores Neto Berola marcou um golaço que garant...
segunda-feira, 30 de junho de 2014
Para onde vai o lixo que você produz?
A maior parte do lixo ainda vai para aterros sanitários.
Raquel Rolnik
Muita gente já separa em casa o lixo seco do lixo orgânico, mas pouco sabemos que destino têm esses materiais, o quanto de fato é aproveitado para reciclagem, se é possível aproveitar o lixo orgânico pra alguma coisa… Enfim, a destinação final do lixo que produzimos é uma das grandes preocupações de nossas cidades hoje. A maior parte do lixo ainda vai para aterros sanitários, cada vez mais distantes e com enorme impacto sobre as áreas onde estão instalados. Afinal, quem quer conviver com um aterro do lado de casa ou do trabalho?
Para se ter uma ideia, na cidade de São Paulo, hoje, temos coleta seletiva em 46% dos domicílios, mas menos de 2% do nosso lixo é de fato reciclado. Ou seja, não adianta ter coleta seletiva se não reaproveitamos de fato esse material. Com o objetivo de aumentar nossa capacidade de reciclar, a prefeitura de São Paulo inaugurou, no início deste mês, a primeira central de triagem mecanizada de resíduos recicláveis da América Latina, na Ponte Pequena, região do Bom Retiro, com capacidade para processar até 250 toneladas de lixo reciclável por dia.
Um dos grandes limites para a ampliação da reciclagem é justamente o acúmulo do material reciclado e a dificuldade de encaminhá-lo para reuso, por ser muito volumoso. Se ele fica acumulado em grandes quantidades em centrais de reciclagem, sejam estas de cooperativas de catadores ou de empresas, isso também limita enormemente o potencial de expansão da capacidade de reciclar da cidade. Com a mecanização, o lixo separado é prensado mecanicamente, diminuindo de volume e, assim, podendo ser transportado mais facilmente.
A receita gerada pela comercialização dos materiais processados pela central constituirá o Fundo Municipal de Coletiva Seletiva, Logística Reversa e Inclusão de Catadores. Este fundo viabilizará a contratação de cooperativas de catadores que atuarão dentro da central – na triagem dos materiais e na operação das máquinas, por exemplo – e, ainda, permitirá parcerias com outras cooperativas, que continuarão atuando externamente na coleta seletiva. A gestão do fundo será feita por um conselho formado por 9 integrantes, sendo três da sociedade civil, três do governo municipal e três das cooperativas de catadores.
Ao incorporar as cooperativas na implementação deste novo sistema de coleta seletiva, espera-se melhorar as condições de trabalho dos catadores e, ainda, aumentar sua remuneração. A partir da instalação da central, a expectativa é ampliar o percentual de lixo reciclado em São Paulo para 10% até 2016. Além disso, até esta data, a prefeitura tem como meta fazer com que a coleta seletiva atinja todos os domicílios da cidade.
Ainda sobre esta questão da destinação do lixo, uma outra boa notícia recente é o lançamento do projeto Composta São Paulo, iniciativa da sociedade civil, encampada pela Prefeitura, que distribuirá inicialmente para dois mil domicílios composteiras domésticas, mais conhecidas como minhocários. Estas composteiras transformam o lixo orgânico em adubo e podem ser acondicionadas em quintais, áreas de serviço, garagens e mesmo em cozinhas.
Essa é uma iniciativa importantíssima se considerarmos que 51% do lixo produzido em nossas casas são resíduos orgânicos, ou seja, que não podem ser reciclados e vão direto para os aterros sanitários. Para participar do projeto e receber a composteira é necessário se cadastrar no site até o dia 27 de julho: www.compostasaopaulo.eco.br. O projeto prevê também oficinas de compostagem e plantio.
Aumentando a escala e a cobertura da reciclagem, abrindo novas frentes de reaproveitamento do lixo, inclusive o orgânico, São Paulo avança no enfrentamento de um dos maiores desafios ambientais de nossas cidades.
Mercado Ético, 25-06-2014/domtotal.com
Como proteger sua audição na Copa?
Para evitar problemas auditivos, especialista recomenda o uso de protetores de ouvido.
Durante a Copa do Mundo, barulho é o que não falta: cornetas, apitos, gritos, música alta, televisões em volume máximo, fogos de artifício, são ruídos frequentes. A festa é contagiante, mas barulhenta! E quem mais sofre são os ouvidos.
Como se proteger? Para garantir uma diversão saudável durante a Copa, no meio dos torcedores, a fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas, aconselha o uso de protetores auriculares ou atenuadores, que diminuem o impacto do barulho.
“Os atenuadores, como o nome diz, reduzem o barulho que entra pelos ouvidos, mas permitem que as pessoas escutem os sons ao redor. Assim, o torcedor participa da festa, sem descuidar de sua audição. Existem no mercado alguns tipos. Os atenuadores, por exemplo, diminuem o barulho ambiente em até 25 decibéis. São feitos em acrílico e moldados de acordo com a anatomia do ouvido de cada usuário”, explica Marcella Vidal.
Para quem assiste aos jogos nos estádios ou junto às torcidas de rua, o uso de atenuadores nos ouvidos é fundamental. Além disso, a fonoadióloga, especialista em audiologia, recomenda uma distância mínima de 10 metros de aglomerações barulhentas. No caso das crianças, os cuidados devem ser redobrados. O barulho em excesso pode trazer irritação, choro e elas podem sair daquele ambiente com um forte zumbido no ouvido, sem que os pais percebam.
De acordo com especialistas, o ouvido humano suporta até 85 decibéis, mas, sem perceber, os torcedores estão expostos a sons bem mais altos, que podem atingir até 120 decibéis, barulho semelhante ao de uma turbina de avião.
A perda de audição depende tanto da potência do som como do período de exposição ao ruído. “De imediato, por causa da intensidade do barulho, as pessoas podem ter a sensação de ouvido tampado, tontura, zumbido e dificuldades para ouvir”, afirma a fonoaudióloga da Telex.
A perda auditiva é cumulativa. Dependendo da frequência, do tempo de exposição ao som elevado e da predisposição, o indivíduo pode sofrer danos auditivos cada vez mais severos, de forma contínua e elevada, ao longo da vida. Por isso, qualquer pessoa que ficar próxima a sons altos e estridentes pode sofrer - ou agravar - problemas de audição.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia estima que 15 milhões de pessoas sofrem algum problema de audição e que cerca de 350 mil não ouvem qualquer tipo de som. Portanto, fique atento. É necessário cuidar da audição também durante a Copa do Mundo.
Telex Soluções Auditivas/domtotal.com
Evangelho do dia 30/06/2014
Mt 8,18-22
Vendo uma grande multidão ao seu redor, Jesus deu ordem de passar para a outra margem do lago. Nisso, um escriba aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde fores”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá enterrar meu pai”. Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos enterrem os seus mortos”.
Oração
Pai, confronta-me, cada dia, com as exigências do discipulado, e reforça minha disposição para enfrentá-las com a tua graça.
Comentários
A vocação de discípulo é itinerante, exige desapego e renúncia do conforto dos bens terrenos.
O evangelho de hoje é a sequência do relato da cura do servo do centurião (Mt 8,5-17). Trata-se de um relato de vocação que encontra um paralelo em Lucas 9,57-62. Em Lucas fala-se de três anônimos que se apresentam na subida para Jerusalém, enquanto em Mateus trata-se de duas pessoas: um escriba e um outro dos discípulos. Pelo contexto imediato, a atitude dos dois é consequência da admiração e do entusiasmo pelo que Jesus acaba de realizar, curando o servo do centurião, sem, contudo, discernir as exigências e consequências do seguimento de Jesus. Ao escriba desejoso de segui-lo, Jesus adverte que a vocação de discípulo é itinerante, exige desapego e renúncia do conforto dos bens terrenos. Ao outro discípulo Jesus observa que não pode haver nada que anteceda ou possa retardar o seguimento. Ninguém é excluído do seguimento de Jesus. No entanto, ninguém pode impor ao Senhor condições para segui-lo. O que é dito em separado a um e outro que se dispõem a seguir Jesus, vale no seu conjunto para todos. O que é dito aos discípulos como exigência do seguimento, vemos realizado na vida mesma de Jesus.
Carlos Alberto Contieri, sj
Comentário do Evangelho
DISPOSTOS A SEGUIR JESUS
O seguimento de Jesus tem seus pré-requisitos. Além da disposição de tornar-se discípulo, é preciso saber o que o seguimento exige de cada categoria de pessoas. O Evangelho refere-se ao caso de um escriba e de um discípulo. São dois exemplos ilustrativos do que se passa com quem se predispõe a seguir Jesus.
O mestre da Lei judaica é advertido para não tomar uma decisão apressada e superficial. Talvez confundindo Jesus com os rabinos da época, não tinha consciência de um dado importante: para seguir o Mestre Jesus era preciso estar pronto para abraçar a pobreza e o despojamento. Seria ilusório escolher segui-lo, pensando em poder levar uma vida de bem-estar e segurança. As exigências da pobreza deveriam ser previamente conhecidas e aceitas.
Quanto ao discípulo, parece não ter-se dado conta das reais exigências de sua opção. Por isso, pede ao Mestre para interromper sua missão e voltar para casa, a fim de cumprir seu dever de filho, e dar uma sepultura digna a seu velho pai. O pedido não é aprovado, pois, na família, deve haver quem se preocupe em fazer este gesto de misericórdia.
Qualquer que seja a questão, Jesus pensa o discipulado como uma escolha coerente, total e radical, feita para toda a vida, e que se torna a opção fundamental do discípulo. Diante dela, tudo é relativizado, mesmo as coisas mais caras ao ser humano.
Oração
Espírito de afeição ao Reino, predispõe-me a ser discípulo de maneira radical e coerente, a ponto de relativizar tudo, mesmo aquilo que considero mais querido.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
sexta-feira, 27 de junho de 2014
Suspensa liminar que impedia atuação PM
Presidente do TJMG entendeu que a execução da liminar possui potencial lesivo sobre a ordem.
Polícia Militar poderá manter tática de cercar manifestantes |
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herculano Rodrigues, suspendeu a execução de liminar concedida ao Centro de Cooperação Comunitária e Popular (Casa Palmares) determinando à autoridade policial que “não impeça as manifestações populares de questionamento à Copa do Mundo FIFA. Pela liminar suspensa, a Casa Palmares tinha ficado ciente da necessidade de avisar previamente à Polícia Militar de Minas Gerais sobre a realização da manifestação sem prejuízo do exercício regular da obrigação de fazer a segurança pública a ela atribuída.O Estado de Minas Gerais ressaltou que os protestos contra a Copa do Mundo FIFA que se espalharam no país resultaram em atos de vandalismo e depredações do patrimônio público e privado, o que teria provocado, inclusive, diversas ações de indenização contra o Poder Público. O Estado afirma que não atribui à Casa Palmares a autoria dos atos de vandalismo, mas entende que é a partir deles que o vandalismo se manifesta.
Ainda alegou que o posicionamento ostensivo de policiais militares no espaço público onde se realiza a manifestação diante das possibilidades verificadas nos eventos anteriores é conduta moral e legalmente exigível da força policial. Por fim, argumenta que revistas pessoais em mochilas, tanto de manifestantes quanto de pessoas que transitam em locais de eventos visam a preservar o equilíbrio entre o exercício do direito de reunião e de livre manifestação do pensamento, com o contraposto direito dos demais cidadãos residente e de passagem à capital mineira.
O presidente do TJMG entendeu que a execução da liminar, no contexto em que foi concedida, possui, de fato, o alegado potencial lesivo sobre a ordem e a segurança públicas. O magistrado argumentou que, assim como o direito de reunião para o exercício de livre manifestação, o Estado Democrático não pode excluir nem suprimir seu poder de polícia, a quem incumbe o dever de atuar de forma eletiva e nos limites de atribuições para garantir a ordem pública.
TJMG/domtotal.com
Fred vê exagero em punição a Suárez
"Tem que ser punido sim, mas gostaria muito de ver o Suárez ainda jogando essa Copa do Mundo no Brasil".
O atacante Fred, da Seleção Brasileira, considerou exagerada a punição aplicada pela Fifa ao atacante uruguaio Luis Suárez pela mordida dada em um zagueiro da Itália, e disse temer que a suspensão de nove jogos com a camisa do Uruguai e o afastamento do futebol por quatro meses impostos a ele prejudiquem a carreira do jogador do Liverpool.
"Não tem como negar que ele cometeu um erro, mas, eu como jogador, como ser humano, compreendendo que lá dentro o jogador está à flor da pele, tensão, disputa de espaço. Eu acabo enxergando essa punição como severa demais", disse Fred em entrevista coletiva na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).
"No meu ponto de vista não foi justa, porque pode acabar até com a vida do atleta. Quatro meses, nove jogos, todo mundo caindo em cima, criticando o erro que ele cometeu. Tem que ser punido sim, mas gostaria muito de ver o Suárez ainda jogando essa Copa do Mundo no Brasil", acrescentou.
A punição a Suárez veio após uma mordida que ele deu no zagueiro italiano Giorgio Chiellini, na partida em que o Uruguai venceu a Itália por 1 x 0 em Natal, na terça-feira (24), e que garantiu os uruguaios nas oitavas de final, ao mesmo tempo que eliminou os italianos.
Não é a primeira vez que Suárez é punido por morder um adversário durante uma partida. Ele já havia suspenso quando mordeu um rival do PSV Eindhoven, quando atuava no Ajax, da Holanda, e quando mordeu um jogador do Chelsea, atuando pelo Liverpool.
Suárez foi suspenso pela Fifa de qualquer atividade relacionada ao futebol por quatro meses e a entidade definiu que ele não poderá participar nas nove próximas partidas competitivas pelo Uruguai.
A federação uruguaia de futebol anunciou que vai recorrer da punição, a qual tira o jogador, o principal da seleção do Uruguai e um dos mais importantes do Mundial, do restante da Copa do Mundo.
Reuters/domtotal.com
Na raça, Argélia consegue classificação histórica
Raposas do Deserto ficaram no 1 a 1 com a Rússia, resultado que garantiu o segundo lugar no grupo.
O dia 26 de junho de 2014 entrou para a história do futebol argelino. Foi nesta quinta-feira (26) que a Argélia se classificou para as oitavas de final de uma Copa do Mundo pela primeira vez. Atuando na Arena da Baixada, as Raposas do Deserto ficaram no 1 a 1 com a Rússia, resultado que garantiu o segundo lugar no Grupo H do Mundial no Brasil. Agora, a missão argelina será eliminar a Alemanha para seguir na Copa.
A Argélia chega às oitavas de final em seu quarto Mundial – 1982, 1986 e 2010 foram os outros. E essa classificação significa muito para o futebol africano, que terá, pela primeira vez em uma Copa, duas seleções nesta fase. A Nigéria, recordista em presenças nas oitavas (1994, 1998 e 2014) havia se classificado nessa quarta-feira (25). A Rússia, próxima sede da Copa e que precisava vencer ou vencer para avançar, ficou pelo caminho.
Marcação de qualidade, movimentação interessante, velocidade ao atacar e boa presença na frente com Kokorin e Kerzhakov, a novidade para o duelo decisivo. A Rússia entrou em campo diante da Argélia ciente da força adversária, não se intimidou e, contando com as características citadas anteriormente, foi eficaz. O gol logo aos seis minutos veio para comprovar o bom futebol e veio com a falha defensiva da Argélia, pois Kokorin, sem marcação, cabeceou para abrir o placar.
A Argélia demorou para "se achar" em campo, ainda mais após o gol russo. A velocidade de Brahimi, a qualidade técnica de Feghouli e o poder de decisão de Slimani não foram decisivos. O trio tentou, mas esbarrou na boa marcação russa. Akinfeev não teve trabalho. Os comandados de Vahid Halilhodžić até pressionaram a Rússia, mas faltou tranquilidade no último passe e a vitória russa no primeiro tempo foi merecida graças ao bom futebol mostrado, principalmente, por Samedov, o organizador do jogo, Kerzhakov e Kokorin.
Empate
A Argélia voltou para a etapa final ciente de que teria 45 minutos para fazer história para não ser eliminada pela quarta vez em quatro Copas na primeira fase. Em sua última entrevista coletiva, o técnico Vahid Halilhodžić deixou claro: seus comandados teriam de estar preparados psicologicamente para alcançar tal objetivo. Mesmo em desvantagem e precisando de um gol, a Argélia soube buscar os espaços e, assim como havia sido com a Rússia na etapa inicial, conseguiu o seu merecido gol pelo futebol apresentado por meio da bola parada. Cobrança de falta de Brahimi e Slimani, após se livrar de Kombarov, deixou tudo igual aos 15.
Argélia retraída, buscando os contra-ataques e uma Rússia pressionando, tentando achar os espaços para chegar ao gol que a deixaria com a vaga novamente. Assim foram os 15 minutos finais do jogo em Curitiba. E foi a aguerrida seleção africana que celebrou. Contando coma a falta de pontaria russa, a Argélia conseguiu uma merecida classificação pelo bom futebol apresentado diante da Coreia do Sul e no segundo tempo contra a, agora, eliminada Rússia. Pode celebar, Argélia!
FICHA TÉCNICA
ARGÉLIA 1 X 1 RÚSSIA
ARGÉLIA: M'Bouhli, Mandi, Belkalem, Halliche e Mesbah; Bentaleb e Medjani; Brahimi (Yebda, 26'/2ºT), Feghouli, Djabou (Ghilas, 31'/2ºT); Slimani (Soudani, 46'/2ºT) – Técnico: Vahid Halilhodžić.
RÚSSIA: Akinfeev, Kozlov, Berezutski, Ignashevich e Kombarov; Glushakov (Denisov, Intervalo) e Fayzulin; Samedov e Shatov (Dzagoev, 22'/2ºT); Kerzhakov (Kanunnikov, 35'/2ºT) e Kokorin – Técnico: Fábio Capello.
Gols: Kokorin, 6'/1ºT(0-1) e Slimani, 15'/2ºT(1-1)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
ARGÉLIA: M'Bouhli, Mandi, Belkalem, Halliche e Mesbah; Bentaleb e Medjani; Brahimi (Yebda, 26'/2ºT), Feghouli, Djabou (Ghilas, 31'/2ºT); Slimani (Soudani, 46'/2ºT) – Técnico: Vahid Halilhodžić.
RÚSSIA: Akinfeev, Kozlov, Berezutski, Ignashevich e Kombarov; Glushakov (Denisov, Intervalo) e Fayzulin; Samedov e Shatov (Dzagoev, 22'/2ºT); Kerzhakov (Kanunnikov, 35'/2ºT) e Kokorin – Técnico: Fábio Capello.
Gols: Kokorin, 6'/1ºT(0-1) e Slimani, 15'/2ºT(1-1)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data-hora: 26/6/2014 – 17h
Árbitro: Cuneyt Cakir (Fifa-TUR)
Auxiliares: Bahattin Duran (Fifa-TUR) e Tarik Ongun (Fifa-TUR)
Cartões amarelos: Mesbah, Ghilas e Cadamuro (no banco) (ALG); Kombarov e Kozlov (RUS)
domtotal.com
Evangelho do dia 27/06/2014
Mt 11,25-30
Jesus pronunciou estas palavras: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer:
Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos,e eu vos darei descanso.Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim,porque sou manso e humilde de coração,
e vós encontrareis descanso.Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
Oração
Pai, a mansidão e a humildade de Jesus sirvam de estímulo para mim, no relacionamento com os meus semelhantes. Livra-me da arrogância e da prepotência!
Comentários
O amor de Deus precede tudo e é a causa de toda a obra da criação e redenção.
A festa do Coração de Jesus que celebramos hoje é a festa do amor de Deus que precede tudo e é a causa de toda a obra da criação e redenção. No coração de Cristo se revela o amor de Deus por toda a humanidade (cf. Jo 13,1). Do coração de Cristo brotam os sacramentos da Igreja. O contexto do evangelho de hoje é a crítica de Jesus às cidades vizinhas ao Mar da Galileia que, beneficiadas pelo ensinamento e pelos atos de poder de Jesus, não se converteram, não se abriram ao sopro de sua palavra, nem aderiram à sua pessoa. O hino de louvor de Jesus dirigido ao Pai é uma clara oposição a essas cidades que não se converteram. O que é escondido aos que se pretendem sábios e entendidos e o que é revelado aos “pobres de espírito”? O que está dito no v. 27 poderia ser compreendido nestes termos: é Jesus quem revela o Pai. Somente quem se abre para reconhecer e aceitar Jesus como enviado do Pai é que pode conhecer a relação filial que une profundamente Jesus e Deus (cf. Jo 14,10-11; Cl 1,15). Jesus é não somente o Sábio, mas a “Sabedoria de Deus” que atrai todos a si e os instrui na Lei que o Senhor deu ao povo para preservar o dom da vida e da liberdade.
Carlos Alberto Contieri, sj
Comentário do Evangelho
MANSIDÃO E HUMILDADE
Ao se apresentar como modelo para os seus discípulos: “Aprendam de mim!”, Jesus frisou duas posturas pelas quais pautava a sua vida: a mansidão e a humildade. Elas são o reflexo das bem-aventuranças, as quais sempre buscou praticar.
A mansidão de Jesus expressou-se no trato paciente com os pobres e pequeninos, na acolhida dispensada aos marginalizados, na atitude benévola em relação aos pecadores, na valorização de quem era desprezado, no respeito pelos estrangeiros. Nada, em seu comportamento, denotava arrogância, superioridade. Aliás, seus adversários, chocados com seu modo fraterno e próximo de estar com as pessoas, taxavam-no de “comilão, beberrão, amigos dos pecadores e das pessoas de má fama”.
A opção de Jesus pela mansidão não o impedia de ser severo, quando se fazia necessário. Seus adversários, sempre cheios de malícia e de segundas intenções, experimentaram a dureza de suas palavras e a intransigência de suas posturas.
A humildade de Jesus manifestou-se especialmente em sua relação com o Pai. Jamais teve a pretensão de ocupar uma posição que não lhe pertencia. Antes, tinha consciência de ser o enviado do Pai, e de estar a serviço dele. Tudo quanto fazia tinha o objetivo de reconciliar as pessoas com o Pai, cuja vontade era o imperativo de sua ação. Por isso, ao concluir seu ministério, Jesus pode afirmar: “Tudo está consumado!”, isto é, fiz tudo o que o Pai me incumbiu de fazer. A humildade levou-o à cruz!
Oração
Pai, dá-me um coração manso e humildade, a exemplo de teu Filho Jesus, cujo testemunho de vida deve inspirar toda a minha ação.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
quinta-feira, 26 de junho de 2014
Desemprego tem pior índice em 22 anos
Números oficiais atingem um dos maiores trunfos da gestão petista no País.
É o pior desempenho do governo desde 1992, quando o país vivia instabilidade que culminou no impeachment de Collor. (Foto: Arquivo)" |
Por Carla Jiménez*
A notícia era esperada, uma vez que todos os indicadores já vinham demonstrando um desempenho pífio, a começar pelo baixo crescimento do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre, quando fechou em 0,2%, em relação ao trimestre anterior. “A balança comercial, a produção industrial e a intenção de consumo das famílias, por exemplo, apontam para a mesma tendência de queda”, diz Guilherme Dietze, economista da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. “Diante desse cenário, as empresas assumem uma postura mais defensiva”, explica.
Um dos grandes trunfos dos Governos petistas foi a generosa geração de empregos. Foram mais de 20 milhões de vagas com carteira assinada, criadas sob as duas administrações de Lula e na atual, de Dilma Rousseff. Esse diferencial competitivo, porém, entrou em marcha lenta, com uma redução significativa no número de vagas criadas no mês de maio. Foram gerados 58.836 postos de trabalho, quase metade do total gerado no mês anterior, e 18,3% a menos do que no mesmo mês do ano passado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho. Trata-se do pior desempenho mensal desde 1992, quando o país vivia um processo de instabilidade política, que culminou no impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
A notícia era esperada, uma vez que todos os indicadores já vinham demonstrando um desempenho pífio, a começar pelo baixo crescimento do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre, quando fechou em 0,2%, em relação ao trimestre anterior. “A balança comercial, a produção industrial e a intenção de consumo das famílias, por exemplo, apontam para a mesma tendência de queda”, diz Guilherme Dietze, economista da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. “Diante desse cenário, as empresas assumem uma postura mais defensiva”, explica.
A alta da inflação no primeiro semestre e o crédito mais caro, em função da alta de juros, também inibiram os brasileiros a irem às compras. Com menos movimento nas lojas, os empresários investem menos, o que cria um círculo vicioso. A indústria, por exemplo, já incluiu a palavra demissão no seu dicionário. Em São Paulo, por exemplo, o setor cortou 12.500 vagas em maio, segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Trata-se de um quadro complicado para a presidente Rousseff, em ano eleitoral. Quando ela foi eleita, em 2010, o Brasil crescia 7,5%, e a geração de empregos chegou a 2,5 milhões naquele ano. Agora, com o o crescimento baixo – a previsão do mercado financeiro é de alta de 1,16% – e com uma criação menor de postos de trabalho os adversários políticos de Rousseff têm munição de sobra.
O balanço divulgado nesta terça, porém, ainda não inclui os dados de empresas que entregam informações ao Ministério do Trabalho fora do prazo. No acumulado desde o início do ano, o país tem um saldo positivo de mais de meio milhão de vagas, o que servirá de informação de contra-ataque para a campanha petista.
A Copa do Mundo pode servir, também, como um refresco temporário para o pessimismo econômico, embora não tenha um efeito prolongado. “Pode haver uma anestesia popular caso o Brasil ganhe, mas por um período curto”, diz Dietze. Mas é inegável que o clima de festa e os feriados para ver os jogos terminam por reverter o pessimismo, e melhoram o humor dos brasileiros na hora de ir às compras. “Sem dúvida levanta a autoestima, até porque tudo de ruim que tinha de acontecer [na economia] já aconteceu antes da Copa começar”, avalia Carlos Thadeu de Freitas, economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio. Ele observa que a inflação dos alimentos, por exemplo, que afeta principalmente as famílias mais pobres, já cedeu, o que pode ajudar a reverter o mau humor.
O problema é que para fazer essa febre inflacionária baixar o remédio amargo dos juros altos atinge não só o custo do crédito para o consumidor que quer comprar, como para o empresário que pretende investir.
*Carla Jiménez é correspondente em São Paulo do El País, onde esta reportagem foi publicada originalmente.
Encontrados sistemas de escrita e contas incas
Os 'quipus' foram descobertos como parte de estudos feitos no sítio arqueológico de Incahuasi, em Lima.
Lima - Cerca de 20 'quipus' pré-hispânicos - ramais de cordas unidas em vários nós e cores, com os quais os incas supriam a falta de escrita e contas - foram encontrados por arqueólogos ao sul de Lima, informou nesta quarta-feira o chefe dos cientistas.
O conjunto de 'quipus' encontrados "estão formados por uma corda principal de algodão, de onde pendem 12 cordas secundárias, além de cordas subsidiárias e conjuntos de nós, com fios de algodão e de lã", disse o arqueólogo Alejandro Chu, líder de uma equipe de pesquisas do Ministério da Cultura peruano, à agência oficial Andina.
"Estão em bom estado e foram descobertos em um depósito onde havia várias vasilhas de cerâmica", disse.
Os 'quipus' foram descobertos como parte de estudos feitos no sítio arqueológico de Incahuasi, situado na província de Cañete (sul de Lima).
Chu disse que o sítio Incahuasi era um local de valor singular para o império inca.
O complexo arqueológico de Incahuasi (casa do inca), no vale de Cañete, 148 km ao sul da capital, foi construído em pedra para ser o quartel-general do inca Tupac Yupanqui e também tinha bairros religiosos para os soldados onde estavam depósitos de alimentos e armas.
O arqueólogo explicou que, durante a expansão do império inca (Tahuantinsuyo), sob o governo de Tupac Yupanqui foram submetidos ou assimilados vários povos nesta região de Cañete e se construiu o Incahuasi para vigir e manter um exército contra eventuais levantes.
AFP/domtotal.com
Evangelho do dia 26/06/2014
Mt 7,21-29
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer:'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?' Então eu lhes direi publicamente: 'Jamais vos conheci.Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática,é como um homem prudente,que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa,mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha.Por outro lado,quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa,as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.
Oração
Pai, eu quero caminhar com sinceridade para a comunhão contigo, no teu Reino. Que todos os meus gestos e palavras estejam sempre alicerçados na tua vontade.
Comentários
A solidez da vida cristã está em ouvir e pôr em prática as palavras de Jesus.
O evangelho deste dia é a conclusão do discurso sobre a montanha (Mt 5–7). O título “Senhor, Senhor” era, em princípio, um título de respeito atribuído ao Mestre. Somente, depois, para a fé cristã, ele passará a ser um título cristológico atribuído a Jesus Cristo ressuscitado. Pelo que se segue, o texto deve ser compreendido assim, em primeiro lugar: os discípulos não devem simplesmente orgulhar-se de ter Jesus como seu Mestre; é preciso pôr em prática seus ensinamentos. Não são as muitas palavras ou o louvor estéril que caracteriza os discípulos de Jesus, mas um engajamento afetivo e efetivo com o dinamismo da própria vida do Mestre, cujo alimento é fazer a vontade do Pai (Jo 4,34). Dito em outras palavras, é preciso que a vontade de Deus se realize na vida do discípulo, assim como se realizou na vida de Jesus. A solidez da vida cristã está em ouvir e pôr em prática as palavras de Jesus. Essa exigência evoca Dt 31,12, em que Moisés recomenda aos sacerdotes exortarem o povo a pôr em prática as palavras da Lei.
Carlos Alberto Contieri, sj
Comentário do Evangelho
PRUDÊNCIA E TOLICE
Engana-se quem pensa ter optado por uma adesão perfeita a Jesus só porque, da boca para fora, invoca seu nome, julgando estar dando mostras de fé. Certas circunstâncias da vida põem à prova a solidez desta adesão. Só, então, será possível saber se se trata de uma opção bem alicerçada ou não.
A opção por Jesus concretiza-se na prática de suas palavras. Quem as ouve e se esforça por pautar por elas a sua vida, está no bom caminho. Nenhuma tempestade, por mais violenta que seja, será suficientemente forte para demovê-lo de sua confiança no Senhor e no seu Reino. A tempestade se vai, sem ter abalado sua fé. A prudência levou-o a construir sua vida sobre alicerces sólidos.
Bem outro é o destino de quem fica satisfeito com uma piedade aparente, em que o comodismo e o amor próprio permanecem intocados. Ao ser provado, não estará em condições de resistir diante dos múltiplos assédios do tentador. Seu cristianismo de fachada será desmascarado, ficando claro que ele estava longe de ser um discípulo de Jesus. Por ser tolo, não edificou sua vida cristã sobre as bases indicadas pelo Mestre, vindo a sofrer as conseqüências de sua falta de discernimento.
Cada discípulo é chamado a fazer uma séria revisão de sua vida, para certificar-se se está agindo com a prudência necessária, ou se está sendo levado pela insensatez.
Oração
Espírito de prudência, que eu saiba edificar minha vida cristã sobre os alicerces das palavras de Jesus, de modo a superar as provações da vida.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Teste da linguinha será obrigatório
Procedimento serve para detectar se a criança tem o problema comumente chamado de língua presa.
Hospitais e maternidades serão obrigados a fazer o teste da linguinha em recém-nascidos. O procedimento serve para detectar se a criança tem o problema comumente chamado de língua presa. Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Irena Marchesan, é uma conduta simples que pode fazer a diferença na vida da criança.
O frênulo da língua é uma membrana que liga a língua à parte inferior da boca. Todos têm a membrana, mas em alguns casos é maior do que o normal, o que popularmente é conhecido como língua presa.
De acordo com Irene Marchesan, a avaliação é muito importante porque pode detectar se existe algo fora do normal, o que possibilita fazer o procedimento para cortar a membrana antes que ela dificulte a vida da criança.
“O primeiro problema de ter o frênulo preso é que a criança vai ter dificuldade ao mamar, podendo deixar o peito precocemente. Um segundo problema é no desenvolvimento da criança, que pode ficar com a fala alterada e com dificuldades para mastigar”, explicou Irene.
A fonoaudióloga diz que os efeitos do procedimento para acabar com a língua presa não são os mesmos quando a criança é maiorzinha, por isso a importância de fazer no recém-nascido. Segundo Irene, o procedimento é muito simples, e alguns pediatras fazem na hora que a criança nasce, antes de entregá-la à mãe.
Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, na rede pública geralmente são os pediatras que fazem os testes obrigatórios logo após o nascimento das crianças, e serão eles os responsáveis pelo teste da linguinha. O Sistema Único de Saúde paga o procedimento para corrigir o problema para pessoas de todas as idades.
A Lei 13.002, que torna obrigatório o teste da linguinha, foi publicada na última segunda-feira (23) e entra em vigor 180 dias após a publicação.
Agência Brasil/domtotal.com
Mordida de Suárez faz sucesso na internet
Suárez já protagonizou incidentes semelhantes e em 2013 foi suspenso por morder o sérvio Branislav Ivanovic.
Por Leila Macor
Montevidéu - Fotos de Luis Suárez com uma focinheira, com a máscara de Hannibal Lecter ou dentes de vampiro se multiplicaram na internet, depois da partida entre Uruguai e Itália pela Copa do Mundo, depois da aparente mordida do atacante uruguaio no italiano Giorgio Chiellini.
No segundo tempo da partida decisiva, em que a seleção sul-americana garantiu sua classificação para a próxima fase ao ganhar de 1-0, "Luisito" aparentemente mordeu o zagueiro adversário.
A polêmica logo chegou às redes, sendo comentada até mesmo pelo boxeador Evander Holyfield, vítima de célebre mordida na orelha de Mike Tyson.
"Acho que qualquer parte do corpo vale a pena ser mordida", brincou o atleta em sua conta no Twitter.
Uma foto da AFP em que Chiellini grita e esfrega o ombro, enquanto Suárez parece massagear a boca, tornou-se viral poucos minutos depois do fim do jogo.
"Me morderam, está claro, ainda tenho a marca", afirmou Chiellini em entrevista ao canal italiano RAI ao fim da partida. "O árbitro deveria ter marcado e dado o vermelho, porque ele também simulou".
Depois do lance, Suárez se jogou no chão, como se estivesse sido atingido pelo adversário.
O episódio foi destaque no jornal americano The New York Times e figurou entre os "Trending Topics" (os principais assuntos) do Twitter, com a hashtag #BanSuarez (suspendam Suárez).
A página oficial do McDonald´s na rede social brincou: "Olá @luis13suarez, se estiver com fome venha dar uma mordida em um Big Mac".
Entre os memes (fotos modificadas para fazer humor com certas situações), muitos mostravam o jogador com a máscara de Hannibal Lecter, o icônico canibal interpretado por Anthony Hopkins no filme "O Silêncio dos Inocentes", ou como um parte do elenco de "The Walking Dead", série americana sobre zumbis.
Suárez também foi retratado no pôster do filme "Tubarão", com o objeto usado para impedir que cachorros mordam suas orelhas e em várias montagens que o mostram com dentes de vampiro.
Perguntado insistentemente sobre o tema, o técnico uruguaio, Oscar Tabárez, respondeu: "A partida teve coisas mais significativas e importantes do que isso".
Suárez já protagonizou incidentes semelhantes no passado.
Em 2010, quando jogada pelo Ajax, da Holanda, foi suspenso por sete partidas por morder o holandês Otman Bakkal, do PSV. O gesto rendeu a ele o apelido de "Canibal do Ajax".
Na Inglaterra, já no Liverpool, ele recebeu uma suspensão de dez partidas por morder o sérvio Branislav Ivanovic, do Chelsea, em 2013.
O atacante também já havia causado polêmica no Mundial anterior, ao impedir com as mãos um gol de Gana nas quartas de final.
AFP/domtotal.com
Evangelho do dia 25/06/2014
Mt 7,15-20
“Cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos seus frutos os conhecereis. Acaso se colhem uvas de espinheiros, ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.”
Oração
Pai, livra-me de julgar meus semelhantes de maneira severa e impiedosa. Que eu seja misericordioso com eles, assim como és misericordioso comigo.
Comentários
É preciso prudência e discernimento para não se deixar enredar por discursos aparentemente persuasivos.
Quem são esses falsos profetas contra os quais Jesus previne os seus discípulos? O verdadeiro profeta é portador da Palavra de Deus, fala e age por inspiração de Deus; por isso, o que ele diz se realiza. O Deuteronômio dá o critério para reconhecer o falso profeta: usa o nome de Deus, mas na verdade a palavra é sua, por isso não se realiza o que ele profetiza (Dt 18,22; cf. 13,2-6). No início da Igreja, como em todos os tempos até os nossos dias, havia pessoas que confundiam os fiéis e os induziam a uma falsa doutrina e, com isso, criavam divisões na comunidade. O autor da segunda carta de Pedro diz que eles usam das pessoas (2Pd 2,1-3), ao invés de servi-las. É preciso prudência e discernimento para não se deixar enredar por discursos aparentemente persuasivos. É o testemunho e a coerência da vida cristã que dá credibilidade ao ensinamento. O autor da carta de Tiago, contra os pretensiosos, afirma: “Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo bom comportamento suas obras repletas de docilidade e sabedoria” (Tg 3,13).
Carlos Alberto Contieri, sj
Comentário do Evangelho
FALAR E AGIR
O discípulo do Reino sabe compaginar, perfeitamente, palavra e ação. Sua vida decorre de sua pregação, a ponto de seu testemunho de vida ser o melhor atestado da veracidade de suas palavras. Caso contrário, atuaria na comunidade como um falso profeta. A falsidade, neste caso, poderia acontecer de duas formas. A primeira consistiria em desconectar vida e pregação. A outra se dá, quando alguém cultiva uma virtude aparente, sem consistência. É o que se chama hipocrisia. Por fora, dá mostras de ser virtuoso, quando, de fato, é um grande perverso.
A comunidade cristã não está isenta de ver-se às voltas com pessoas deste tipo. Jesus alertou os discípulos e lhes indicou um critério para verificar a autenticidade das palavras do pregador cristão: observar se ele as pratica. De nada valem suas palavras bonitas, bem expressadas e convincentes, se não são vividas por quem as anuncia. Será preciso acautelar-se de tais pregadores, pois dizem, mas não fazem. Se, pelo contrário, a vida do pregador cristão corresponde à sua pregação, aí sim, será prudente dar-lhe ouvidos, pois "toda árvore boa só dá bons frutos".
Com este critério, os discípulos estavam aptos para precaver-se dos lobos infiltrados na comunidade.
Oração
Espírito de sinceridade, faze com que minha vida seja sempre mais coerente com minha fé e minhas palavras.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
terça-feira, 24 de junho de 2014
Fernandinho é aprovado por Felipão
Fernandinho melhorou o meio-campo do Brasil, que parecia perdido no primeiro tempo.
Por Pedro Fonseca
BRASÍLIA - O técnico Luiz Felipe Scolari gostou do desempenho do volante Fernandinho, que entrou no segundo tempo na vaga de Paulinho durante a vitória da seleção brasileira sobre Camarões por 4 x 1, e pode ganhar vaga no time para a partida contra o Chile pelas oitavas de final da Copa do Mundo.
Fernandinho melhorou o meio-campo do Brasil, que parecia perdido no primeiro tempo, e ainda marcou o quarto gol do time brasileiro diante dos camaroneses.
O jogador cumpriu muito bem a função defensiva como segundo volante e também deu bons passes do meio-campo para frente, inclusive o que deu origem ao gol de Fred após cruzamento de David Luiz.
"A entrada do Fernando foi boa, providencial. Criou, além de questões defensivas, situações no ataque", disse Felipão em entrevista coletiva nesta segunda-feira no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.
O técnico afirmou que vai avaliar o desempenho do Brasil contra Camarões antes de decidir se Fernandinho ganhará a vaga de Paulinho na equipe titular. "Não sei ainda. Vou analisar normalmente os jogos amanhã, quando tivermos com essa adrenalina fora do corpo", declarou.
Fernandinho ganhou a vaga na seleção brasileira para a Copa do Mundo tendo disputado apenas um amistoso antes do Mundial, contra a África do Sul, em março, quando também marcou um gol.
Como Paulinho tem estado bem abaixo na Copa do Mundo em relação ao que jogou na Copa das Confederações do ano passado, a entrada do jogador do Manchester City mudou o volume de jogo do Brasil no segundo tempo contra Camarões.
"Saio super feliz por ter ajudado o Brasil nesse jogo, também pela maneira como entrei e pelo gol", disse o jogador, de 29 anos e fala mansa. "Senti que entrei bem e fiz aquilo que eu queria, me preparei para isso, esperei a minha oportunidade."
Segundo ele, a disputa de posição com Paulinho é uma vantagem para a seleção brasileira e algo que encara sem maiores expectativas. "Ter jogadores que disputem posições é bom para que o titular não se acomode, isso ajuda a elevar o nível do grupo e o nível do time", afirmou.
Com ou sem Fernandinho, Felipão voltou a dizer que o Brasil está crescendo durante a competição, depois da vitória por 3 x 1 sobre a Croácia na estreia e do empate sem gols com o México na segunda rodada do Mundial.
"A natureza não dá saltos. Estamos progredindo lentamente...já melhoramos de novo, do jogo com o México. Precisamos melhorar um pouco mais se quisermos passar pelo Chile, que é muito bom", disse.
Reuters/domtotal.com
BH, Natal, Cuiabá e Fortaleza têm jogos hoje
A Costa Rica, surpresa da Copa, e o clássico Itália x Uruguai são os destaques desta terça-feira.
Depois da classificação nessa segunda (23) do Brasil, México, da Holanda e do Chile, o torcedor terá hoje mais quatro jogos. As partidas do mesmo grupo ocorrem no mesmo horário.
Às 13h (horário de Brasília), a surpresa do torneio até o momento, a Costa Rica, enfrenta a já eliminada seleção da Inglaterra, em Belo Horizonte. Classificado, o time da América Central precisa apenas de um empate para garantir o primeiro lugar do grupo D. No outro jogo, Itália e Uruguai vão disputar a segunda vaga, também às 13h, na Arena das Dunas, em Natal. Os uruguaios depositam muita esperança no futebol de Suárez, autor dos dois gols contra a Inglaterra, para avançar. Os italianos, por sua vez, precisam se recuperar após a derrota para a Costa Rica e, para isso, esperam um bom jogo do atacante Balotelli. Os dois times têm três pontos, mas a Itália fica com a vaga com apenas um empate, por levar vantagem no saldo de gols.
Pelo grupo C, a Colômbia, já classificada, joga contra o Japão, em Cuiabá, às 17h (horário de Brasília). Um empate dá aos colombianos o primeiro lugar do grupo. Os japoneses têm uma conta mais complicada a fazer. Eles precisam vencer e torcer para que a Costa do Marfim não ganhe da Grécia no outro jogo do grupo, também às 17h, no Castelão, em Fortaleza. Em caso de empate entre africanos e gregos, o saldo de gols será o critério de desempate. Caso a Grécia saia vencedora e o Japão também, o saldo de gols novamente será determinante para definir quem se classifica entre os dois times.
Se a Costa do Marfim quiser descomplicar o grupo, basta vencer seu jogo e garantirá a segunda vaga. Em caso de derrota ou empate, fica dependendo do resultado entre Colômbia e Japão. Uma vitória da Colômbia classifica os marfinenses, caso não percam seu jogo. Marfinenses apostam novamente em Drogba, que tem entrado no decorrer das partidas, para passar de fase. Os gregos ainda não marcaram gols na competição e se quiserem classificar terão que melhorar muito seu desempenho contra os africanos, principalmente porque têm o pior saldo de gols entre os quatro times do grupo.
Agência Brasil/domtotal.com
Evangelho do dia 24/06/2014
Lc 1,57- 66.80
Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: “Não. Ele vai se chamar João”. [...] Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome!” No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu,sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus.Todos os vizinhos ficaram com medo,e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia.
E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando:'O que virá a ser este menino?'De fato, a mão do Senhor estava com ele.
Oração
Pai, toma-me sob a tua proteção e robustece-me com o teu Espírito, de modo que eu possa cumprir, com coragem e fidelidade, as tarefas do Reino que me são confiadas.
Comentários
O que Deus promete, ele o cumpre.
Na releitura cristã da Escritura predomina o esquema promessa-cumprimento. Também no interior do evangelho de Lucas esse esquema aparece com relativa frequência. O que Deus promete, ele o cumpre. É o caso do evangelho da festa de hoje. Os vizinhos reconhecem a ação de Deus na concepção e no nascimento de João Batista e se alegram por Isabel, pois o Senhor a tinha tirado do opróbrio. Essa alegria havia sido objeto de promessa quando o anjo anunciou o nascimento de João a Zacarias, no Templo de Jerusalém (Lc 1,14). Outro aspecto é a mudez de Zacarias e o nome imposto ao menino. O nome a ser dado ao menino é imposição do mensageiro celeste (1,13), uma forma de dizer de sua eleição divina. A mudez de Zacarias é consequência de sua incredulidade (1,20) e, ao mesmo tempo, sinal da intervenção de Deus (1,21-22). A língua de Zacarias se soltará quando da realização da promessa (1,20). O acordo entre Isabel e Zacarias sobre o nome do menino (vv. 60.63) realiza a promessa e indica que o nome “João” (= Deus concedeu a sua graça) é de origem divina. Recebendo essa revelação como Palavra de Deus, a boca de Zacarias se abre e sua língua se solta para bendizer Deus (v. 67).
Carlos Alberto Contieri, sj
Comentário do Evangelho
SOB A PROTEÇÃO DO SENHOR
O texto evangélico sublinha a intensa manifestação divina nos fatos ligados ao nascimento de João Batista, a quem seria confiada a tarefa de preparar os caminhos do Messias Jesus. E isto, a tal ponto que, por toda a redondeza, espalhou-se um temor divino, levando o povo a se perguntar: “O que será que esse menino vai ser?”.
A mudez inexplicada de seu pai Zacarias foi um evidente indício de que algo maravilhoso estava acontecendo. Ele só voltou a falar quando cumpriu a ordem divina de dar ao filho o nome de João, que significa “Deus é favorável”, embora sua parentela julgasse que o mais normal seria chamá-lo de Zacarias, como o pai.
O parto de Isabel também foi interpretado como “demonstração de uma grande misericórdia do Senhor” para com ela. De fato, sem a ajuda divina jamais poderia conceber e dar à luz, dado a sua idade avançada e sua esterilidade.
A proteção divina dispensada a João Batista enquadrava-se no projeto de Deus de confiar-lhe a tarefa de preparar o povo para acolher o Messias, predispondo-o à conversão. A gravidade desta tarefa exigia que fosse “robustecido” pelo próprio Espírito, de modo a capacitar-se para o cumprimento do desígnio divino.
João Batista soube corresponder à ação do Espírito. Sua vida haveria de ser um testemunho fulgurante de temor a Deus, de cujos caminhos jamais se desviou, mesmo devendo padecer o martírio.
Oração
Pai, toma-me sob a tua proteção e robustece-me com o teu Espírito, de modo que eu possa cumprir, com coragem e fidelidade, as tarefas do Reino que me são confiadas.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
segunda-feira, 23 de junho de 2014
Brasil busca tranquilidade para garantir vaga
Segundo Felipão, ansiedade para garantir classificação pode levar seleção a cometer erros.
Por Pedro Fonseca
BRASÍLIA - A obrigação de garantir a classificação na última rodada coloca uma ansiedade extra sobre a seleção brasileira para a partida contra Camarões, que pode levar os jogadores a cometer erros, reconheceu o técnico Luiz Felipe Scolari nesse domingo (23).
Ainda que o grupo esteja acostumado a sofrer pressão, como ponderou o capitão Thiago Silva ao lado do técnico, o risco de ser eliminado na primeira fase da Copa do Mundo é um fator de tensão para o grupo, que tem causado preocupação na comissão técnica.
Sem entrar em detalhes, Felipão afirmou que fez uma reunião com os jogadores para preparar os atletas antes do jogo decisivo de segunda-feira (23) em Brasília, em que a seleção precisa pelo menos de um empate para avançar sem depender do resultado de Croácia x México. "Ansiosos todos estamos", disse o treinador em entrevista coletiva no Estádio Nacional Mané Garrincha, local da partida.
"Nós sabemos que para classificar temos dois resultados, empate e vitória, mas sempre tem dificuldades. Essa ansiedade pode te levar a cometer um ou outro erro, e nós estamos trabalhando nisso para que eles fiquem tranquilos nesse jogo", afirmou.
O ambiente de ansiedade vivido pelo grupo acontece depois do empate por 0 x 0 com o México, na terça-feira, que impediu a equipe de conquistar a classificação de forma antecipada. Apesar disso, o capitão Thiago Silva garantiu que o time vai saber lidar com a exigência por um bom resultado.
"Quem não quer ter pressão tem que mudar de ramo, a gente está acostumado", disse o zagueiro na entrevista coletiva ao lado do treinador. "A gente não está se importando com esse tipo de pressão, a gente sabe da nossa responsabilidade, sabe o que tem que fazer. Temos tido reuniões para tentar evoluir algumas coisas", acrescentou.
Reuters/domtotal.com
Evangelho do dia 23/06/2014
Mt 7,1-5
“Não julgueis, e não sereis julgados. Pois com o mesmo julgamento com que julgardes os outros sereis julgados; e a mesma medida que usardes para os outros servirá para vós. Por que observas o cisco no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou, como podes dizer ao teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.”
Oração
Pai, livra-me de julgar meus semelhantes de maneira severa e impiedosa. Que eu seja misericordioso com eles, assim como és misericordioso comigo.
Comentários
Julgar os outros significa também condená-los.
Há no evangelho de hoje duas exortações: a primeira de não julgar os outros (vv. 1-2) e a segunda contra a hipocrisia (vv. 3-5). O juízo contra os outros é uma forma de rotular a pessoa e petrificá-la numa imagem irreversível, isto é, sem oferecer-lhe nenhuma possibilidade de defesa ou de mudança. Julgar os outros significa também condená-los. No evangelho de João, no diálogo de Jesus com Nicodemos, encontramos a oposição entre julgar e salvar: “Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (Jo 3,17). A escatologia (v. 2) deve iluminar a vida presente do discípulo e orientar o seu comportamento. A segunda exortação diz respeito à hipocrisia que é caracterizada nesses termos: alguém vê um pequeno defeito na vida do irmão e esse pequeno defeito passa a ser a sua maior ocupação. No entanto, por causa da própria cegueira a pessoa não reconhece a gravidade de sua própria situação, nem faz nenhum esforço para eliminá-la. Na controvérsia com os fariseus, Jesus faz essa declaração contundente: “Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas dizeis: nós vemos! Vosso pecado permanece” (Jo 9,41). No ditado popular dizemos: “Cegueira maior tem aquele que não quer ver”.
Carlos Alberto Contieri, sj
Comentário do Evangelho
A PROIBIÇÃO DE JULGAR
O imperativo de Jesus, a respeito do julgamento do próximo, reveste-se de uma profundidade imperceptível à primeira vista. Seu pressuposto é que ninguém pode ser identificado com seus atos exteriores, ou com suas aparências. Dentro de cada um, existe um mistério profundo e impenetrável, cujo conhecimento é reservado unicamente a Deus. É preciso respeitá-lo, sabendo que, por trás de cada ato humano, existe uma história que nos escapa.
O discípulo do Reino evita qualquer tipo de julgamento, a não ser quando é feito por amor ao próximo. Só o amor possibilita-o posicionar-se de maneira conveniente em relação a seu semelhante, e emitir um juízo a seu respeito. Quem é movido pelo ódio ou pela malevolência, jamais será capaz de olhá-lo com objetividade e emitir um juízo verdadeiro sobre ele.
O julgamento mais radical ao qual o ser humano será submetido é o de condenação ou de salvação. Evidentemente, só ao Pai compete fazer tal julgamento. Aqui, também, vale o critério do amor. Ou seja, apenas o Pai ama tanto o ser humano, a ponto de poder determinar se este é merecedor de salvação ou de condenação. Ele conhece cada pessoa, na sua intimidade. Por isso, não corre o risco de se enganar. É com misericórdia que ele pesa as ações humanas.
Oração
Espírito que leva a respeitar os semelhantes, educa-me a usar de misericórdia para com o meu próximo, de sorte que eu não seja levado a julgá-lo negativamente.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
quinta-feira, 12 de junho de 2014
Estação de VLT sem trens intriga torcedores
Operários trabalharam dia e noite nos últimos dias para terminar a estação do VLT no aeroporto.
Por Mary Milliken
CUIABÁ (Reuters) - Depois de semanas frenéticas de trabalho no entorno do aeroporto de Cuiabá, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, compareceu à inauguração nesta quarta-feira de uma nova e reluzente estação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a dois dias do primeiro jogo da Copa do Mundo na cidade.
No entanto, não havia nenhum vagão de VLT à vista, e os trilhos acabam abruptamente em barreiras de concreto. Torcedores que chegavam do Chile de avião se mostravam intrigados com a construção. “Talvez seja uma estação de ônibus?”, murmurou um dos visitantes.
Barbosa disse à Reuters que a intenção nunca foi ter os 23 quilômetros de trilhos prontos para a Copa do Mundo.
Mas para muitos nessa agitada capital agropecuária e no Brasil, o projeto no valor de 1,4 bilhões de reais tornou-se um símbolo da dificuldade do país em organizar o torneio de um mês.
Atrasos na construção de estádios, aeroportos e outros projetos de infraestrutura, assim como um orçamento oficial de 25,8 bilhões de reais foram combustível para as manifestações contra a Copa. Em Cuiabá, no entanto, a sensação é mais de resignação.
“Nós realmente queremos o VLT e a Copa do Mundo nos permitiu pensar que esse sonho poderia se realizar”, disse Silas Augusto, que coordena uma área de recepção aos torcedores no aeroporto.
O projeto do VLT não foi um requisito da Fifa e, de qualquer maneira, muitos torcedores não usariam o novo meio de transporte para circular ou ir às partidas a serem disputadas na recém-inaugurada Arena Pantanal.
“A linha fica 1,8 quilômetros distante do estádio”, disse Eduardo Gomez, um editor de revistas locais. “Não é um projeto para a Copa do Mundo.”
Além disso, disse Gomes, os atrasos na construção fazem parte da organização de um Mundial. De fato, o estádio do Marcanã, no Rio de Janeiro, construído para a Copa de 1950, só foi completamente concluído em 1965.
Mesmo assim, operários trabalharam dia e noite nos últimos dias para terminar a estação do VLT no aeroporto, plantar um gramado e fazer com que o lugar se tornasse apresentável, ainda que não fosse funcionar.
“É um projeto muito complexo que em qualquer outro país poderia levar seis ou oito anos”, disse o governador. “Vamos fazer o nosso em quatro. Está inacabado, mas não está paralisado.”
Enquanto muitos no Brasil podem considerar Cuiabá uma cidade de menor porte, certamente não é um município pobre, sendo a capital do principal Estado produtor de grãos e centro de distribuição da soja brasileira.
Barbosa gosta de dizer que seu Estado “ajuda a alimentar o mundo” e que o VLT, mesmo não terminado, projeta uma imagem de desenvolvimento aos visitantes.
Perguntado quando o projeto do VLT estaria pronto para operar, com 40 vagões importados da Espanha, Barbosa respondeu com um sorriso: “na próxima vez que você vier.”
E enquanto muitos em Cuiabá falam sobre uma possível data de conclusão em 2017, Barbosa promete: “No ano que vem vocês vão poder usar uma boa parte dele.”
Reuters/domtotal.com
Evangelho do dia 12/06/2014
Mt 5,20-26
“Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'. Eu porém vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão:'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar seu irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo."
Oração
Espírito de reverência, dispõe meu coração ao respeito para com a dignidade do meu próximo, de modo que jamais eu ouse tirar-lhe, de forma alguma, a vida.
Comentários
Requisitos para a reconciliação.
“Justiça”, aqui, é o modo de agir em conformidade com os mandamentos de Deus. Qual é o agir diferenciado exigido dos discípulos que permite entrar no Reino de Deus? Qual é a justiça maior que a dos escribas e fariseus? Essa “justiça maior” é formulada em seis antíteses” (vv. 21-26; 27-30; 31-32; 33-37; 38-42; 43-47). A primeira antítese, que diz respeito ao nosso texto de hoje, é um modo de retomar e explicitar a bem-aventurança da mansidão (5,4). A lei diz muito mais do que não matar. É preciso ver nesse mandamento, que preserva a vida do semelhante, a proibição de utilizar títulos ofensivos contra o irmão. Daí que para essa primeira antítese não se trata somente da interdição do homicídio ou fratricídio (Ex 20,3; Dt 5,7), mas de toda ofensa moral contra o irmão explicitada pela tríade: raiva, imbecil e louco. As duas sentenças sobre a reconciliação exprimem a atitude requerida dos discípulos e de toda comunidade cristã. O que é requerido de quem vai apresentar a oferta a Deus é a consciência do mal cometido contra alguém ou, então, do mal cometido por alguém contra ele. Num e noutro caso, a atitude requerida é a disposição para a reconciliação. A comunidade cristã é uma comunidade de reconciliados.
Carlos Alberto Contieri, sj
Comentário do Evangelho
RESPEITO PELO PRÓXIMO
O desejo primeiro de Deus, ao criar os seres humanos, é que vivam na mais perfeita comunhão, deixando de lado tudo quanto possa dividi-los e separá-los pelo muro da inimizade. O ódio e a divisão constituem flagrante desrespeito à vontade divina.
O homicídio é uma forma incontestável de ruptura com o próximo, culminando com a sua eliminação. Para evitar isto, Deus condenou peremptoriamente esse crime, com o mandamento: "não matarás".
Todavia, a eliminação física do próximo é antecedida por outros gestos de eliminação de igual gravidade. Por exemplo, a simples irritação contra os outros, as palavras ofensivas contra eles são formas sutis de atentar contra a vida alheia. O discípulo do Reino não pode agir desta maneira.
A reverência a Deus passa pelo respeito ao próximo. Nas ações litúrgicas, Jesus exigia dos discípulos a reconciliação com seu próximo, antes de fazerem sua oferenda a Deus. Se alguém estava para fazer sua oferta, e se recordava de algum desentendimento com o próximo, deveria deixá-la ao pé do altar, para antes ir reconciliar-se. Caso contrário, a oferta não teria valor perante Deus.
Oração
Espírito de reverência, dispõe meu coração ao respeito para com a dignidade do meu próximo, de forma que jamais eu ouse tirar-lhe, de forma alguma, a vida.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Assinar:
Postagens (Atom)